sexta-feira , 27 dezembro 2024
Lar Gastronomia Fazenda em brejo de PE produz variedade pioneira de café – 25/12/2024 – Café na Prensa
Gastronomia

Fazenda em brejo de PE produz variedade pioneira de café – 25/12/2024 – Café na Prensa


Fora do tradicional eixo de produção cafeeira do Brasil, uma fazenda situada quase na divisa entre os estados de Pernambuco e Paraíba cultiva uma das mais antigas variedades de café arábica.

Originária da Etiópia, a typica é a variedade “mãe” de algumas das cultivares mais consumidas, como a mundo novo, que é bastante popular no Brasil.

Ela costuma produzir bebidas de alta qualidade, apesar de ser mais suscetível a pragas e doenças —razão pela qual hoje não é tão cultivada no país. É dessa variedade, por exemplo, o famoso e valorizado café Jamaica Blue Mountain.

No Brasil, um dos produtores de typica de alta qualidade sensorial é justamente a fazenda Yaguara, situada em um brejo de altitude no município pernambucano de Taquaritinga do Norte, a 200 km do Recife.

Apesar de estar situado no Nordeste, Taquaritinga do Norte tem clima ameno, devido à altitude —a cidade está a quase 800 metros acima do nível do mar.

Em algumas áreas do município, como a que está a Yaguara, a vegetação é típica de brejo de altitude. Também conhecidos como florestas de caatinga ou florestas de serra, os brejos de altitude são ilhas de florestas úmidas no meio da seca nordestina.

A Yaguara em nada se assemelha às fazendas tradicionais de café. Em sistema agroflorestal, os cafeeiros crescem sob a sombra de árvores frutíferas e madeiras nativas. É até difícil de avistar os pés de café.

O manejo é orgânico, e a colheita é manual e seletiva, ou seja, os frutos só são colhidos quando estão em perfeito estado de maturação. Tudo isso, associado a um processamento pós-colheita adequado, resulta em um café com alta doçura e acidez balanceada.

A família também cria porcos para produzir derivados suínos, como linguiças e presuntos crus. Os animais são cheios de regalias, e até música ouvem. A qualidade de vida dos porcos afeta a qualidade da carne, dizem os produtores.

Os alimentos lá produzidos cruzam o país e são servidos em estabelecimentos de várias cidades. O café já integrou a carta de estabelecimentos como o Coffee Lab, eleita várias vezes a melhor cafeteria de São Paulo.

É um exemplo de que há bom café no Brasil inteiro, inclusive no brejo de altitude pernambucano.

1. Um café para o resto da vida: Delicado, doce e limpo, sem restrição de origem ou processo.

2. Não pode faltar na pausa para o café: Concentração. Ao mesmo tempo que estou ali presente, estou processando todo o dia.

3. Cafeteria preferida: Kalei, em Beirute, e Avellaneda, na Cidade do México.

4. O café do futuro será… Mais focado em como foi produzido –se tiver práticas sustentáveis (ou regenerativas, como se diz agora) vai pesar mais pro consumidor do que a pontuação.

5. Gostaria de tomar um café e ter dois dedos de prosa com: Meus avós. Como sou a caçula da família, eles se foram muito cedo e sinto que não os “aproveitei” direito


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Gastronomia

Participante do MasterChef abre doceria; veja novidades – 26/12/2024 – Restaurantes

A última semana de 2024 tem espaço para novidades gastronômicas na capital...

Gastronomia

Prefira o espumante brasileiro se custar igual o importado – 26/12/2024 – Isabelle Moreira Lima

A virada do ano pressupõe um tipo de comunhão. Vestidos de branco,...

Gastronomia

Réveillon: Veja 10 lugares com pratos à pronta-entrega – 25/12/2024 – Restaurantes

Deixou para organizar a ceia de Réveillon em cima da hora? Rotisserias...

Gastronomia

Arruinei a farofa de Natal da minha mãe com o raio gourmetizador – 25/12/2024 – Cozinha Bruta

A grande notícia deste Natal (para mim, obviamente) é a volta da...