sexta-feira , 27 dezembro 2024
Lar Internacional França: Premiê enfrenta voto de desconfiança por orçamento – 02/12/2024 – Mundo
Internacional

França: Premiê enfrenta voto de desconfiança por orçamento – 02/12/2024 – Mundo


O governo do primeiro-ministro da França, Michel Barnier, enfrentará um voto de desconfiança nos próximos dias, depois que ele decidiu forçar a aprovação de medidas orçamentárias sem o aval parlamentar.

Barnier acionou o artigo 49.3 da Constituição francesa nesta segunda-feira (2) para aprovar a primeira parte de seu pacote fiscal de € 60 bilhões (R$ 382 bilhões), que inclui aumento de impostos e cortes de gastos. Ele não tem maioria na Assembleia Nacional.

O partido de oposição de ultradireita de Marine Le Pen, Reunião Nacional, disse no X imediatamente após a medida que “votaria para censurar o governo”. O partido de ultraesquerda França Insubmissa, de Jean-Luc Mélenchon, também confirmou que apresentaria uma moção de desconfiança nas próximas horas.

Barnier defendeu sua decisão e pediu aos legisladores franceses que não mergulhassem o país em uma crise. “Chegamos ao momento da verdade… cabe agora aos membros do Parlamento decidir se nosso país receberá um orçamento responsável e indispensável ou se entraremos em território desconhecido”, disse.

“Fui até o fim do diálogo que era possível com todos os grupos políticos, permanecendo sempre aberto e ouvindo”, declarou.

A disputa em torno das medidas orçamentárias agitou os mercados franceses nas últimas semanas, elevando por um breve período os custos de empréstimos de Paris acima dos gregos e prejudicando o mercado de ações da França.

Os papéis franceses caíram ligeiramente nesta segunda, já que os investidores reagiram negativamente ao aumento dos riscos políticos, enquanto o euro continuou a se enfraquecer, caindo 1%.

Os títulos soberanos do país enfraqueceram após a decisão de Barnier de acionar a cláusula constitucional, fazendo com que o rendimento de 10 anos subisse 0,02 ponto percentual, para 2,92%, enquanto outros títulos da zona do euro se recuperaram.

O intervalo com o título de referência de 10 anos da Alemanha, uma medida importante de risco, atingiu 0,88%, próximo ao maior ponto em 12 anos registrado na semana passada.

Se o governo de Barnier for rejeitado nesta semana, será apenas a segunda vez que os legisladores franceses tomarão tal medida desde que a Quinta República foi estabelecida, em 1958. Isso também faria de Barnier o primeiro-ministro com o menor tempo de mandato durante o mesmo período.

Na segunda, Barnier estava envolvido em negociações de última hora sobre o pacote fiscal com o partido de extrema direita de Le Pen. Mas até agora elas se mostraram infrutíferas, apesar de Banier ter cedido em duas das três exigências do RN.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Milei é o presidente mais bem avaliado da América do Sul

Um ranking da CB Consultoria Opinião Pública, da Argentina, divulgado nesta quarta-feira (25),...

Internacional

Presidente interino da Coreia do Sul terá impeachment votado

O principal partido de oposição da Coreia do Sul, o Partido Democrático...

Internacional

Itália sob Meloni surge como refúgio de estabilidade na Europa

O ano de 2024 foi marcado por uma forte turbulência em duas...

Internacional

Israel responde a ataques dos houthis no Iêmen

Israel bombardeou a costa oeste do Iêmen e áreas do interior nesta...