Black Friday ou Black Fraude, eu mordi a isca.
A geladeira está na últimas, a lava-louça no osso e a lavadora de roupa, pedindo arrego, mas não troquei nenhuma delas.
Em vez disso, adquiri uma magnífica televisão de cachorro. Uma máquina de frango assado de padaria. Um forno com espeto giratório. Em francês, “rôtissoire”.
Pode me julgar, eu não ligo.
Não tenho hábitos caros. Não ligo para carros, relógios, roupas de grife. Meu único hobby é cozinhar, e minha diversão exige alguns equipamentos diferentes.
Sempre cobicei essas máquinas com espetos giratórios, fossem horizontais (de frango assado), fossem verticais (de kebab).
O lento giro do assado, que hipnotiza cães à toa, proporciona uma cocção uniforme e suave. No caso dos fornos com o espeto horizontal, a gordura que pinga tempera a batata bolinha marotamente posicionada abaixo dos frangos. É poesia em forma de almoço de domingo.
Sempre quis repetir tal magia sem depender do cronograma da padaria. Parecia-me um sonho inalcançável: todos os fornos do gênero eram gigantes e caríssimos. Eis que, na pororoca de promoções de Black Friday, surge algo que fisga o brilho dos meus olhos. Na real, é um aparelho bem modesto: uma air fryer de segunda geração, dessas com portinha de vidro.
Para assar o frango, sem recorrer a papel-alumínio, calor manso é a chave do sucesso. Gira, gira e gira a 140°C, e em uma horinha temos um galeto macio e suculento. Sim, galeto. Porque um frango maior não cabe na minha máquina com capacidade de 12 litros.
Não entendo por que os paulistanos desdenham do galeto, tão adorado no Rio de Janeiro. Aqui ele praticamente inexiste nos restaurantes. Com meu forninho, alcancei o nirvana do frango assado. Segue a receita dessa pequena maravilha (se não tiver o espeto que roda, vire o bicho na metade do tempo de forno).
GALETO NIRVANA
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 90 a 120 minutos
Ingredientes
- 1 galeto de aproximadamente 800g
- 3 dentes de alho triturados
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- 1 colher (sopa) de páprica doce
- 1 colher (sopa) de vinho branco
- 1 colher (sopa) de shoyu
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Batata bolinha para acompanhar (opcional)
Modo de fazer
- Misture os ingredientes do tempero. Tempere o galeto por fora e por dentro. Deixe descansar por meia hora para pegar gosto
- Corte as batatinhas pela metade e as espalhe na bandeja do fundo do forninho
- Prenda o galeto ao espeto e asse, no modo giratório, por 60 minutos a 140º C. Remova e espere esfriar um pouco para retirar o espeto metálico
- Se estiver assando batatas, aumente a temperatura para 200 ºC e deixe mais 10 ou 15 minutos para dourar bem
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário