O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, receberá neste sábado (4), em Montevidéu, o líder opositor venezuelano Edmundo González Urrutia, reconhecido pelos EUA como vencedor das eleições presidenciais fraudadas pelo regime de Nicolás Maduro em julho de 2024.
Segundo informações da Agência EFE, o encontro acontecerá na parte da tarde, logo após González Urrutia se reunir com o presidente argentino, Javier Milei, em Buenos Aires, na Casa Rosada. Omar Paganini, atual ministro das Relações Exteriores do Uruguai, também deve participar da reunião em Montevidéu.
O governo uruguaio foi um dos primeiros a reconhecer publicamente González Urrutia como presidente eleito da Venezuela.
“Com base em provas contundentes, está claro para o Uruguai que Edmundo González Urrutia obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais venezuelanas”, declarou o chanceler uruguaio, Paganini, em agosto de 2024.
De acordo com fontes próximas da oposição, a agenda internacional de González Urrutia tem como objetivo reforçar o reconhecimento de sua vitória nas eleições e buscar apoio externo para que ele possa tomar posse no dia 10 de janeiro, quando o ditador Maduro afirma que assumirá seu “terceiro mandato” após a fraude.
González já manifestou o desejo de retornar à Venezuela no dia 10 para assumir legalmente o comando do país, mesmo enfrentando o risco iminente de prisão. Nesta quinta-feira (2), a polícia venezuelana ofereceu uma recompensa de US$ 100 mil por informações sobre o paradeiro do opositor, que possui asilo na Espanha.
Deixe um comentário