Lar Gastronomia Habemus papam: habemus Guinness, mas não o chope – 08/05/2025 – Copo Cheio
Gastronomia

Habemus papam: habemus Guinness, mas não o chope – 08/05/2025 – Copo Cheio


Fãs do líquido escuro mais famoso do mundo, ou pelo menos do top 3 —há quem defenda o café ou o petróleo na frente—, podem comemorar. Habemus novidades da Guinness no mercado nacional.

Não, não é o chope. Este, a Diageo (responsável pela marca) continua sem trazer faz tempo, e também não parece muito preocupada. O foco por lá, como disseram recentemente para este humilde escriba, está na “estratégia de desenvolvimento da categoria de destilados e drinques prontos para o consumo.”

Porém, outra importadora, a Meara, acaba de desembarcar dois rótulos especiais que destacam a querida cervejaria irlandesa: o primeiro é a Guinness Special Export, que chega em garrafas long neck de 330 ml e tem 8% de álcool —a dry stout mais popular (e em falta) tem 4,1%.

Trata-se de uma versão engarrafada na Bélgica e distribuída pela Anthony Martin, a mais antiga distribuidora de Guinness no mundo. A cerveja, uma irish stout mais corpulenta, foi feita justamente para agradar aos belgas e traz notas ainda mais intensas de chocolate e café, além de uma textura cremosa.

A segunda é a Guinness & Timmermans Lambic Stout, o que pode ser o melhor de dois mundos, se você aprecia o universo lambic. Trata-se de um estilo tradicional da escola belga, com cervejas de fermentação espontânea com leveduras específicas e que, normalmente, são envelhecidas em barril.

Criada em 1702 na região flamenga da Bélgica, a Timmermans é especializada no estilo lambic —e, para a sorte de todos os envolvidos, tem suas cervejas importadas para o Brasil pela Meara.

Com 6% de teor alcoólico, a Guinness/Timmermans é um blend entre a Special Export e a Oude Kriek da cervejaria belga. Assim, o aroma acentuado de cereja, característico da Oude Kriek, mistura-se às notas de chocolate da marca irlandesa. Como diriam em “Ratatouille”, é uma explosão de sabores.

A importação dos dois rótulos se deu justamente por serem os únicos da Guinness fabricados fora do território irlandês. Ao longo dos anos, a Meara se especializou em cervejas belgas, como a Tripel Karmeliet, a Waterloo e a famosa Deus —feita no método champenoise.

No Empório Alto dos Pinheiros (@eapsp), as duas novidades estão disponíveis: Special Export, por R$ 82, e a Guinness & Timmermans Lambic Stout, por R$ 166. Outros lugares incluem a Casa Santa Luzia (@casasantaluzia), o bar-restaurante Toca do Coelho (@toca_do_coelho_restaurante) e o Biergarten Munique (@biergartenmunique), no Center Norte.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Gastronomia

Lançamento do Jägermeister Manifest em SP e outras novidades – 08/05/2025 – Marcelo Katsuki

O Bar Oculto, em Pinheiros, será o palco do lançamento do Jägermeister...

Gastronomia

Preço do café não deve voltar a nível pré-crise, diz Illy – 08/05/2025 – Café na Prensa

O preço do café não deve voltar ao patamar anterior mesmo após...

Gastronomia

Restaurante Cozinha 212 eleva os vegetais a protagonistas – 08/05/2025 – Restaurantes

Qual a primeira imagem que vem à cabeça quando você pensa em...

Gastronomia

Como é Starbucks Reserve, cafeteria de luxo da rede; vídeo – 08/05/2025 – Café na Prensa

Ainda que não haja nenhuma loja no Brasil, uma linha de cafeterias...