Lar Internacional Hamas liberta três reféns em sexta troca por prisioneiros palestinos
Internacional

Hamas liberta três reféns em sexta troca por prisioneiros palestinos



Membros do Hamas libertaram, neste sábado (15), Yair Horn, Sasha Trupanov e Sagui Dekel Chen, três reféns israelenses sequestrados em 7 de outubro de 2023. Por sua vez, Israel libertará 369 prisioneiros palestinos, marcando assim a sexta troca desde o cessar-fogo, que entrou em vigor em 19 de janeiro. A libertação dos palestinos representa o maior número de prisioneiros libertados durante as trocas com os reféns até o momento.

A libertação dos israelenses ocorreu na cidade de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, por volta das 10h do horário local (5h da manhã no horário de Brasília). O espetáculo armado pelo grupo terrorista contou com um desfile de armas, seguido da apresentação pública dos ex-sequestrados. Em seguida, o trio falou em um palco e seguiram para os veículos da Cruz Vermelha, onde foram realizados exames antes de serem levados às suas famílias.

Dekel Chen é americano-israelense, Alexandre Troufanov, russo-israelense e Iair Horn, argentino-israelense. Todos foram sequestrados nos ataques do 7 de outubro no kibutz Nir Oz e permaneceram por 498 dias na Faixa de Gaza.

Acordo havia sido posto em xeque

A troca ocorrida nesta madrugada havia sido posto em xeque pelo Hamas, após o grupo ter afirmado na última segunda (10), que adiaria a troca dos reféns em razão das supostas “violações” dos termos do acordo de cessar-fogo por parte de Israel.

Após a declaração do grupo, o presidente americano Donald Trump recomendou que Israel interrompesse o cessar-fogo com o Hamas. “Se todos os reféns de Gaza não forem devolvidos até sábado ao meio-dia, eu diria para cancelarem o cessar-fogo. Que o inferno se espalhe”, declarou o republicano, segundo informações da agência Reuters.

A confirmação por parte do Hamas de que o acordo seguiria normalmente veio na última quinta (13), após um ultimato por parte do governo israelense, liderado por Benjamin Netanyahu.

Até o momento, 19 dos 33 israelenses (ou com dupla cidadania) reféns foram libertados, somado a cinco tailandeses. A troca deste sábado marcou mais uma etapa da primeira fase do cessar-fogo, que vai até o primeiro dia de março. Tanto Israel quanto o Hamas se dizem preparados para o início das tratativas da segunda fase.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Alemanha faz eleições neste domingo com estabilidade política ameaçada e crescimento da extrema direita

Bloco conservador lidera as pesquisas, mas precisará de um acordo para conseguir...

Internacional

Papa Francisco tem piora em quadro de saúde: o que se sabe

O Vaticano publicou um comunicado neste sábado (22) informando que o Papa...

Internacional

Itália, Argentina, México e Brasil rezam pelo papa Francisco

Missas são realizadas em países da América Latina, para orações esperando a...

Internacional

Israel adia libertação de prisioneiros palestinos e quer garantias de próxima entrega de reféns do Hamas

Entrega de prisioneiros palestinos fazia parte da primeira fase do acordo de...