Vale a pena acordar às 5h da manhã, assim que o Sol nasce, para ver os raios de luz sobre o mar da varanda do Vogal, hotel de luxo na praia Ponta Negra, na capital do Rio Grande do Norte.
Os quartos ficam a poucos metros do Atlântico, em uma colina. A proximidade é tanta —basta atravessar as piscinas aquecidas e frias do pátio exterior do hotel— que o som das ondas já começa a fazer parte do ambiente.
Apesar de a praia de Ponta Negra passar por uma engorda da faixa de areia, que trouxe à paisagem grandes blocos de concreto, ainda vale a pena aproveitar a manhã ou o fim da tarde para fazer uma longa caminhada à beira-mar por ali. As águas verdes, mais quentes do que nas praias do Sudeste, funcionam para nadar. Há pedras na parte rasa; por isso, cuidado onde pisar.
Ainda assim, é bom ter em mente que o mar tem avançado muito naquele pedaço da praia. A Prefeitura de Natal decretou situação de emergência em setembro diante de estragos provocados pela maré alta em estruturas urbanas e privadas na orla da praia de Ponta Negra.
De acordo com a prefeitura, a medida foi tomada após relatório da Defesa Civil apontar aumento no processo de erosão no Morro do Careca, um dos principais cartões-postais da cidade. Com a situação de emergência, a administração diz que vai ampliar a interdição no entorno do local.
Há na região ali vários passeios que valem a saída do hotel. Um dos mais legais é o que leva aos Parrachos de Maracajaú, uma formação de corais a 60 km de lá, que pode ser vista quando a maré está baixa. É uma atividade de mergulho, com ou sem cilindro de ar, oferecida por empresas da região, que pode ser agendada pelo Vogal. Para facilitar o deslocamento, o transfer busca o hóspede na porta do hotel.
Apesar da beleza externa, voltar para o Vogal ajuda a recarregar as baterias após passeios.
Depois de nadar com peixes e andar de quadriciclo a uma velocidade de 30 km/h nas dunas brancas locais, é reconfortante voltar ao luxo do quarto, que conta com uma hidromassagem —com banho preparado pela equipe da casa.
Outra opção para alternar entre a aventura e o luxo é o spa, uma parceria com a marca L’Occitane. O espaço oferece massagens, esfoliação, hidratação e até banhos relaxantes.
Por lá, fica uma piscina quente que serve como uma continuação do tratamento de descanso. O som de água caindo no interior do cômodo ajuda na aura de paz.
Além do café da manhã, todas as outras refeições também podem ser feitas lá dentro.
Para começar o dia, há pães, frios, frutas, bolos e iogurtes —um típico café de hotel completo e bem executado. O mesmo se diz do almoço e do jantar, com cortes de carne bovina, frutos do mar e peixes, bem frescos dada à proximidade com o oceano.
Para petiscar no pátio externo, enquanto aproveita o brisa do mar, o hotel oferece hambúrgueres e outras porções.
Se quiser variar, o restaurante Le Chataux, de sotaque francês, prepara clássicos da culinária do país, como o magret de pato ao molho de frutas vermelhas.
Vogal Luxury Beach Hotel & Spa
R. Cel. Inácio Valê, 8.861, Ponta Negra, Natal, Rio Grande do Norte. @vogalhotel. Diárias a partir de R$ 700 em vogalhotel.com.br
O jornalista viajou a convite do hotel
Deixe um comentário