Maior plataforma de entregas no país, o iFood lança nesta sexta (6) uma cartilha de direitos e acesso à Justiça para entregadores, estabelecimentos e clientes. A iniciativa tem parceria com o Ministério da Justiça e a Black Sisters in Law, organização global de advogadas negras.
Atualmente, 68% dos 310 mil motoristas da plataforma de delivery são pretos e, entre janeiro e outubro de 2024, havia registro de 301 casos de discriminação em andamento. A maioria foi resolvida.
O material será distribuído em versões impressa e digital e disponibilizado no site institucional do iFood, entre outros canais, para chegar aos entregadores, 350 mil restaurantes e 55 milhões de clientes cadastrados.
O documento explica, por exemplo, a diferença entre os tipos de discriminação e mostra como identificar e denunciar situações de preconceito no cotidiano dos entregadores.
Também oferece dicas práticas específicas para os entregadores sobre segurança no trânsito e como agir em abordagens policiais.
Para os clientes, a cartilha explica por que é importante receber pessoalmente as mercadorias na portaria de um condomínio ou portão da casa e mostra como se prevenir de golpes e realizar denúncias pelo aplicativo.
O lançamento faz parte de uma estratégia do iFood de valorização dos entregadores e redução de conflitos com os clientes.
Além da cartilha, o iFood mantém ainda uma central de apoio jurídico e psicológico, que fornece assistência gratuita para entregadores vítimas de discriminação, ameaça, agressão física ou violência sexual durante o exercício da profissão. O serviço é oferecido através da parceria com a Black Sisters in Law.
Um dos alvos da campanha é o Rio de Janeiro, onde os clientes preferem que os entregadores levem as encomendas até o apartamento, o que tem gerado situações que viraram casos de polícia.
Após a campanha #BoraDescer feita junto a associações de síndicos e condomínios, houve uma redução de clientes cariocas que esperam receber seus pedidos no apartamento, de 55% para 40%.
Com Stéfanie Rigamonti
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário