Lar Internacional Internado para tratar bronquite, papa Francisco passa noite tranquila e febre diminui, diz agência
Internacional

Internado para tratar bronquite, papa Francisco passa noite tranquila e febre diminui, diz agência




Doente desde início do mês e com dificuldades para discursar, pontífice foi internado nesta sexta-feira (14). Francisco, de 88 anos, estava ofegante em audiência nesta semana. Papa Francisco está com bronquite desde o início de fevereiro de 2025.
REUTERS/Remo Casilli
O papa Francisco, que está internado para tratar um quadro de bronquite, passou uma noite tranquila no hospital, informou na manhã deste sábado (15) a agência de notícias italiana Ansa, de acordo com a Reuters.
De acordo com fontes do Vaticano citadas pela Ansa, a febre do papa diminuiu.
“Há otimismo quanto à nova terapia que começou ontem [sexta]”, acrescentou a agência.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O pontífice foi levado ao hospital na sexta-feira (14) por estar sofrendo de uma infecção respiratória. Após a internação, um boletim médico tinha informado que ele estava com febre baixa e em condição estável, segundo o Vaticano.
“O Santo Padre passou por exames especializados e iniciou terapia medicamentosa hospitalar”, disse um comunicado da Santa Sé. “Os exames iniciais mostraram uma infecção do trato respiratório”, disse. “Sua condição clínica é regular; ele está com febre baixa.”
Francisco, de 88 anos, foi hospitalizado para fazer exames e porsseguir com o tratamento de sua bronquite.
“Na manhã de hoje [sexta], ao término de suas audiências, o papa Francisco foi internado no Policlinico Agostino Gemelli para a realização de exames diagnósticos necessários e para dar continuidade ao tratamento da bronquite, que ainda persiste, em ambiente hospitalar”, diz a nota.
Entenda o que é a bronquite
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que o papa estava sereno e de bom humor, e que havia lido alguns jornais.
O pontífice está com bronquite desde o início de fevereiro, e apresentou dificuldades para discursar durante audiências religiosas nos últimos dias. Em três ocasiões, Francisco teve que pedir para um assessor fazer a leitura do sermão por conta de “dificuldades respiratórias”, como ele mesmo descreveu. Em uma cerimônia nesta semana, o papa estava ofegante. (Veja no vídeo abaixo)
O papa Francisco foi levado ao hospital após ter tido dificuldades para falar durante uma de suas reuniões na manhã desta sexta-feira, segundo a agência de notícias Associated Press (AP). Veja mais abaixo também um histórico da bronquite contraída por Francisco.
Ofegante, Papa Francisco diz ainda estar com bronquite e pede para assessor ler discurso
Até o momento, não há previsão de alta de Francisco. O hospital Agostino Gemelli, que fica em Roma dispõe de um andar especial para receber o chefe da Igreja Católica. O local possui até uma capela.
Apesar dos vários problemas de saúde, Francisco mantém uma agenda repleta de audiências e tarefas, com até 10 compromissos em uma manhã.
Após a internação, o Vaticano anunciou o cancelamento de compromissos do papa nos próximos três dias, como uma audiência prevista para sábado e um encontro com artistas na próxima segunda-feira. Um cardeal substituirá o pontífice em uma missa no domingo.
Francisco, que teve uma parte de um dos pulmões removida quando era jovem, foi hospitalizado durante três dias em dezembro de 2023 devido a uma bronquite, tratada com antibióticos.
Francisco é papa desde 2013 e sofreu com gripe e outros problemas de saúde várias vezes nos últimos dois anos. Entre os problemas estão dores nos joelhos e quadris, inflamação do cólon e uma operação de hérnia. O papa também sofreu acidentes domésticos recentemente, como uma queda em janeiro e quando apareceu com o queixo roxo, em dezembro de 2024.
No final de março de 2024, o jesuíta argentino cancelou na última hora sua participação na Via Crúcis do Coliseu de Roma. Poucos dias depois, no entanto, conseguiu celebrar a missa da Páscoa.
Bronquite do papa Francisco
Papa Francisco tropeça quando parte de sua bengala se quebra, ao chegar para realizar a audiência do Jubileu na sala Paulo VI no Vaticano.
REUTERS/Ciro De Luca TPX IMAGES OF THE DAY
No início deste mês, Francisco disse a fiéis durante uma audiência semanal que estava com um “forte resfriado”, que mais tarde foi descrito pelo Vaticano como bronquite. Ele chegou a celebrar audiências em sua casa por conta da doença.
Na primeira vez que teve que pedir para o assessor ler seu discurso, Francisco pediu desculpas, mas não perdeu o bom humor. “Ele [assessor] lerá o discurso melhor do que eu”, brincou o pontífice durante celebração na última quarta (5).
“E agora peço um pouco de desculpas e peço que outro sacerdote continue lendo por causa das minhas dificuldades respiratórias”, disse Francisco em outra ocasião.
Após passar o discurso a um assessor pela segunda vez durante homilia no domingo (9), o Papa retomou a leitura para a oração mais curta do Angelus, onde rezou pela paz em diversas zonas de conflito ao redor do mundo.
A terceira vez que o papa Francisco pediu para seu assessor ler o discurso foi na quarta-feira (12). Ainda não se sabe se Francisco fez a leitura completa da homília desta sexta (14).
Antes de começar a delegar as leituras de discursos, o papa já pareceu um pouco sem fôlego durante sua oração do Angelus no domingo (2).



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Ainda em estado crítico, papa tem leve insuficiência renal, mas não sofre mais de crise respiratória, diz Vaticano

Mais cedo, o pontífice agradeceu as orações pela saúde e afirmou que...

Internacional

boca de urna indica vitória dos conservadores

O bloco conservador formado pela União Democrata-Cristã e pela União Social Cristã...

Internacional

Voo que saiu de NY faz pouso não programado em Roma após ameaça de segurança

Um voo da American Airlines de Nova York para Nova Déli foi...

Internacional

Zelensky anuncia cúpula em Kyiv com a participação de 37 líderes

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou a realização amanhã, segunda-feira (24),...