Ribeirão Preto é o destino dos fãs das cervejas lupuladas no próximo dia 16 de novembro, mais conhecido como o sábado da próxima semana.
É lá que acontece a 11ª edição do IPA Day Brasil, tradicional festival dedicado às cervejas com aquele gostoso amargor e carregada de aromas, normalmente mais cítricos.
Neste ano, serão 38 versões de india pale ales, contemplando as mais diferentes variações (das leves session IPAs às robustas double IPAs). O festival acontece no sistema open bar, ou seja, pelo valor do ingresso (R$ 249) é possível experimentar todo o menu cervejeiro —comes são cobrados à parte. O IPA Day Brasil acontece entre 14h e 22h, no Vitória Hill Centro de Eventos, com ingressos disponíveis no link eventiza.com.br/evento/ipa-day-brasil-2024.
Na parte musical, porque nem tudo é lúpulo, serão dez bandas, privilegiando o rock, e quatro DJs. O festival promove neste ano uma “harmonizasom”, distribuindo as IPAs em diferentes palcos musicais. O palco Session IPA terá sete cervejas menos alcoólicas, com músicas igualmente mais lights; o American IPA, o principal, terá 24 rótulos, com bandas de pop e rock. Já o palco Double IPA terá rock mais pesado, e cervejas idem.
Com um olho nos lançamentos do mercado, o evento também recupera algumas sugestões bem conhecidas de quem acompanha a evolução do estilo, como a clássica Rizoma, provavelmente o rótulo mais conhecido da Dogma, cuja produção data de bem antes de a cervejaria ter sua fábrica e bares espalhados pela cidade. Trata-se de uma double IPA com 9% de álcool, carregada com os lúpulos americanos Citra e Mosaic.
Outra que fez sucesso quando surgiu —e estará no IPA Day— é a 1.000 IBU, da Invicta. O nome faz uma brincadeira com a unidade de amargor, em uma escala que passa de cem, mas não chega perto de mil. De qualquer forma, como sugere a alcunha, é uma imperial IPA carregada de aroma e de amargor beeem acentuado.
No time das novidades, destaque para a hazy IPA Lotus Dream, com 8,3% de álcool, lançamento da Japas Cervejaria feito em parceria com a americana Weldwerks Brewery, do Colorado —e que faz parte das celebrações dos dez anos da marca paulista. Outra recém-lançada é a Degradê, da Cervejaria Dádiva, uma dourada West Coast double IPA, com 8,4% de álcool e amargor bem acentuado.
Especializada nas New England IPAs, a Everbrew, de Santos, leva ao festival a Everblend. Como o nome indica, a cerveja é um blend (mistura mesmo) de três outros rótulos da marca, que mantém a mesma base de malte e combina diferentes e potentes lúpulos.
Para completar as dicas, a Juan Caloto (do bar Esconderijo) leva sugestões como a juicy IPA Digame El Paradeiro daquele Mustacho ou a West Coast Un Peso en El Paso —sim, os rótulos sempre são batizados com nomes que parecem saídos de folhetins do Velho Oeste.
Confira a lista completa:
- 1000 IBU, Invicta – Ribeirão Preto (SP)
- Bravo-me, Trilha – São Paulo (SP)
- Bragantina Red IPA, Bragantina – Bragança Paulista (SP)
- Cacau IPA, Bodebrown – Curitiba (PR)
- Californication, SP-330 – Ribeirão Preto (SP)
- Cannabis Sativa, Greenhouse (by Octopus) – Belo Horizonte (MG)
- Censurada, SBC Cervejaria – São Bernardo do Campo (SP)
- Citra, Menze Brewing Co. – São Caetano do Sul (SP)
- Degradê, Dádiva – Várzea Paulista (SP)
- Digame El Paradeiro daquele Mustacho, Juan Caloto – São Paulo (SP)
- Everblend, Everbrew – Santos (SP)
- Frigga, Bareô – São Paulo (SP)
- Ghost IPA, Racing Beer – Barueri (SP)
- Going Up!, Escafandrista – Piracicaba (SP)
- Grand Prix, Racing Beer – Barueri (SP)
- Green Power, Croma – São Paulo (SP)
- Hazy of Spades, Sigilo Total – Santo André (SP)
- Hops Of Dogtown, Locals Only – São Sebastião (SP)
- KCitra, Menze Brewing Co. – São Caetano do Sul (SP)
- Lotus Dream, Japas – São Paulo (SP)
- Low Gravity, Satélite Cervejaria – São Paulo (SP)
- Maresia, Kaya – Ribeirão Preto (SP)
- Maria a Louca, Maltesa – Ribeirão Preto (SP)
- Maré Vermelha, Calamaria – São Paulo (SP)
- Mago de Houblon, Bodebrown – Curitiba (PR)
- McKenzie, Octopus – Belo Horizonte (MG)
- New Sensession, Invicta – Ribeirão Preto (SP)
- Nikola x Pasteur: Um duelo no IPA Day Brasil, Tesla – Campinas (SP)
- Planeta Atlântica, Satélite Cervejaria – São Paulo (SP)
- Packer’s Trail, Los Forajidos Brewing Co. – São Paulo (SP)
- Psycho Killer, SP-330 – Ribeirão Preto (SP)
- Psiconauta, Hocus Pocus – Rio de Janeiro (RJ)
- Rizoma, Dogma – São Paulo (SP)
- Session Maltesa, Maltesa – Ribeirão Preto (SP)
- Strata, Octopus – Belo Horizonte (MG)
- Summit, Cervejaria Juicy – Sorocaba (SP)
- Under Pressure, Opera – Araraquara (SP)
- Un Peso en El Paso, Juan Caloto – São Paulo (SP)
Saindo do tanque do Tank
No Tank Brewpub —escolhido duas vezes como o principal bar de cervejas n’O Melhor de São Paulo—, quem acaba de sair do tanque é a russian imperial stout Heavy Duties, com 13% de álcool. Licorosa, a cerveja com notas de café e chocolate amargo ficou 14 meses envelhecendo em barril de bourbon. Disponível na torneira e no delivery (@tankbrewpub).
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário