Lar Internacional Israel confirma morte de pai e filho reféns do Hamas
Internacional

Israel confirma morte de pai e filho reféns do Hamas



Uma análise forense confirmou que o corpo encontrado na última quarta-feira no sul da Faixa de Gaza junto com o do refém Yousef Ziyadne, de 53 anos, é o de seu filho Hamza, de 23 anos, ambos sequestrados em 7 de outubro de 2023 e mortos em cativeiro.

Com ele, 40 corpos de reféns foram removidos pelas tropas israelenses em 15 meses de guerra contra o grupo terrorista palestino Hamas em Gaza.

“Após a conclusão da investigação do Instituto Nacional de Medicina Forense e da Polícia de Israel, nesta manhã (sexta-feira) representantes das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) notificaram a família Ziyadne que seu filho Hamza, que foi sequestrado na Faixa de Gaza, foi morto em cativeiro pelo Hamas”, informaram as IDF e o Shin Bet, a agência de inteligência interna, em comunicado conjunto.

Nessa semana, as tropas israelenses localizaram e removeram os corpos dos dois homens em um túnel subterrâneo na região de Rafah e os trouxeram de volta a Israel. O corpo de Yousef foi identificado na ocasião, mas o de Hamza exigiu verificação de análise forense.

As IDF disseram nesta quinta-feira, após a descoberta do corpo de Yousef, que o outro corpo encontrado levantavam “sérias preocupações” quanto à vida de Hamza, que era casado e tinha dois filhos.

Os Ziyadne viviam em uma aldeia beduína não reconhecida perto da cidade de Rahat, no sul de Israel, e foram feitos reféns pelo Hamas no kibutz Holit, onde vários membros da família trabalhavam.

Dois filhos mais novos de Yousef e irmãos de Hamza – Bilal, 18, e Aisha, 17 – também sequestrados pelo Hamas, foram libertados durante a trégua de novembro de 2023, na qual 105 reféns foram soltos em troca de 240 prisioneiros palestinos.

“Quatro membros da família foram sequestrados e apenas dois deles voltaram vivos. Yousef e Hamza, que sobreviveram a um período infernal no cativeiro do Hamas, poderiam ter sido salvos com um acordo”, declarou o Fórum das Famílias de Reféns.

“Temos uma janela de oportunidade histórica e não podemos perdê-la. Vocês têm o mandato do povo: tragam-nos de volta para casa”, o Fórum exigiu do governo de Benjamin Netanyahu, em meio ao novo ímpeto para as negociações.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Líder da oposição a Trudeau pede eleições antecipadas no Canadá

O líder do Partido Conservador do Canadá, o maior da oposição ao...

Internacional

Estilista carioca relata impactos do incêndio em Los Angeles: 'É a natureza gritando'

Aline Spencer chegou a abrigar amigos que tiveram que sair de casas...

Internacional

Dirigente do PT ironiza prisão de María Corina Machado e critica oposição

“Foi espalhada por ela mesma para desviar a atenção do fracasso da...

Internacional

Estudante é presa no Japão após ataque com martelo em universidade

Oito estudantes tiveram ferimentos leves na Universidade Hosei, em Tóquio. Agressora afirmou...