A chef Janaína Torres, dos restaurantes A Casa do Porco e Bar da Dona Onça, conta que não se conformou quando foi um dia comer no Star City, tradicional na região central de São Paulo por servir feijoada todos os dias, e o encontrou fechado.
“Fiquei desesperada e aí comprei o imóvel porque falei: não posso deixar esse lugar, que é um dos meus restaurantes preferidos, morrer e não contar essa história para as pessoas, não fazer a feijoada todos os dias”, diz ela à coluna. A casa na Santa Cecília fechou no início deste ano, após sete décadas.
A partir de janeiro, Janaína vai começar o projeto de reforma do espaço. “Quero fazer com muito carinho e cuidado”, relata.
O novo lugar, que deve ser aberto no segundo semestre do ano que vem, vai fazer parte do projeto da chef chamado À Brasileira, apelido como ela é conhecida por colegas fora do país.
A ideia é que todos os seus negócios dentro dessa iniciativa tenham um nome seguido pela alcunha “à brasileira”. “Tem a crase porque é justamente para dar o sentido de viver a forma brasileira de ser”, explica.
A proposta inclui outros restaurantes e um mercado de produtos nacionais.
No caso do Star City, Janaína relata que, além da famosa feijoada diária, quer resgatar outros pratos que eram servidos no estabelecimento. “E vou atrás também de receitas brasileiras repaginadas com ingredientes locais e produtos orgânicos”, acrescenta.
Fundado em 1953 na avenida Angélica, próximo à faculdade de medicina da Santa Casa, o Star City mudou em 1962 para um outro ponto na rua Frederico Abranches, na Santa Cecília, onde funcionou até janeiro deste ano.
Segundo texto publicado nas redes sociais do restaurante, o comércio enfrentava dificuldades financeiras desde a pandemia que levaram ao encerramento de suas atividades.
Os pontos onde serão abertos os outros negócios do projeto À Brasileira ainda estão sendo negociados, diz Janaína. Uma coisa é certa: vão ser na região central, onde estão as outras casas que a chef mantém em sociedade com o ex-marido Jefferson Rueda (A Casa do Porco, Hot Pork, Bar da Dona Onça, Sorveteria do Centro e Merenda da Cidade).
No fim de março deste ano, Janaína foi eleita como a melhor chef mulher do mundo pela World’s 50 Best, ranking especializado do setor.
A chef deixou no primeiro semestre de comandar A Casa do Porco, que voltou a ser operado por Rueda, para se dedicar à iniciativa dos restaurantes de comida brasileira. Ela esteve à frente do processo criativo do restaurante nos últimos três anos.
com JOELMIR TAVARES, KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário