O caixão com o corpo do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter (1977-1981) chegou nesta terça-feira (7) ao Capitólio para um velório que permanecerá aberto até a manhã da próxima quinta-feira (9), quando será transferido para a Catedral Nacional de Washington para um funeral de Estado.
Membros do Congresso americano e juízes da Suprema Corte se reuniram ao redor do caixão coberto com a bandeira do país, sob a cúpula do Capitólio.
O ex-presidente, que morreu em 29 de dezembro, aos 100 anos de idade, começou a receber honras no sábado, com uma procissão fúnebre em sua cidade natal, Plains, no estado da Geórgia. Nesta terça-feira, o corpo foi levado para Washington após um velório no Centro Presidencial Carter, em Atlanta.
Ao chegar à capital dos EUA, o caixão de Carter foi levado em procissão em uma carruagem puxada por cavalos até os degraus do Capitólio.
Lá, as tropas apresentaram as armas e prestaram homenagem com uma salva de 21 tiros, seguida por uma banda militar tocando os hinos “God of Our Fathers” e “O God Our Help in Ages Past” enquanto o caixão era carregado para dentro da sede do Congresso.
A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, e seu marido, Douglas Emhoff, o presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, e o líder do Senado, John Thune, juntamente a um grande grupo de membros do Congresso, incluindo Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara, marcaram presença na cerimônia.
Kamala fez um discurso no qual chamou Carter de “o exemplo muito raro de um homem talentoso que também caminhava com humildade, modéstia e graça” e o descreveu como “um presidente com uma visão para o futuro”.
Johnson e Thune, por sua vez, também elogiaram o ex-presidente democrata em seus discursos, destacando especialmente seu legado após deixar o cargo – Jimmy Carter teve o mais admirado pós-presidência da história dos EUA.
No final da cerimônia, familiares de Carter se aproximaram do caixão, seguidos pelas autoridades.
Até a manhã de quinta-feira, espera-se que centenas de americanos enfrentem o frio e formem longas filas do lado de fora para prestar suas últimas homenagens a Carter no velório que acontece no Capitólio.
Carter era o ex-presidente vivo mais velho depois que George H. W. Bush faleceu no final de 2018, aos 94 anos.
Deixe um comentário