Imagens mostram momento em que grupo pulverizou tinta laranja na fachada das lojas, em Estocolmo e em Malmo, nesta segunda-feira (31). Lojas da Tesla, de Elon Musk, são pichadas por ativistas ambientais na Suécia
Duas lojas da Tesla na Suécia foram alvo de vandalismo nesta segunda-feira (31). Ativistas ambientais jogaram tinta laranja na fachada delas – uma na capital, Estocolmo, e outra a cidade costeira de Malmo – para protestar contra o dono da empresa de carros elétricos, Elon Musk.
Segundo o grupo, que pertence à organização sueca Återställ Våtmarker, eles queriam chamar a atenção para as recentes “ações e declarações antidemocráticas” do bilionário.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Mulheres vandalizam fachada da loja da Tesla em Estocolmo, na Suécia
RESTORE WETLANDS / REUTERS
Na manhã desta terça-feira (1º), limpadores ainda estavam removendo restos de tinta das vitrines do showroom de Estocolmo, onde outro grupo se manifestava, do sindicato sueco IF Metall.
“Estamos do lado de fora da Tesla hoje para lembrar às pessoas que a Tesla ainda não assinou um acordo de negociação coletiva, embora estejamos em greve há quase um ano e meio”, disse a chefe da IF Metall em Estocolmo, Emma Hansson.
Dados de registro da Mobility Sweden mostraram que as vendas de carros novos da Tesla na Suécia caíram 64% em março em relação ao mesmo mês do ano passado.
Loja da Tesla em Malmo, na Suécia, é pichada por ativistas ambientais
RESTORE WETLANDS / REUTERS
Onda de ataques nos Estados Unidos
As lojas e concessionárias da Tesla nos Estados Unidos também têm sido alvo de ataques constantes nos últimos tempos.
Há uma semana, o diretor do Departamento Federal de Investigações dos Estados Unidos (FBI, na sigla em inglês) classificou a onda de ataques como “terrorismo doméstico”.
Porta da concessionária da Tesla pichada com palavra de protesto em Las Vegas
Steve Marcus/Las Vegas Sun via AP
Kash Patel também afirmou que o FBI promove uma força-tarefa para “intensificar a resposta e coordenar as ações”:
“O FBI está investigando o aumento da atividade violenta contra a Tesla e, nos últimos dias, tomamos medidas adicionais para intensificar nossa resposta e coordenar nossas ações. Isso é terrorismo doméstico. Os responsáveis serão perseguidos, capturados e levados à justiça”.
Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pessoas que forem pegas vandalizando veículos e lojas da marca Tesla têm uma “grande chance de ir para a prisão por até 20 anos”.
Loja da Tesla em Las Vegas é vandalizada
Source link
Deixe um comentário