O presidente Lula (PT) voltou a discutir uma reforma ministerial para melhorar a performance de seu governo. A ideia é começar as mudanças pelo Palácio do Planalto, mexendo justamente no tabuleiro do PT.
TABULEIRO FEDERAL
Lula já reafirmou a dezenas de interlocutores que pretende turbinar a área de comunicação do governo. Há cerca de dois meses ele passou a convidar o publicitário Sidônio Palmeira para encontros constantes em Brasília e já sondou o profissional para fazer parte do governo. A ideia é abrigá-lo em um ministério no Palácio do Planalto.
TABULEIRO 2
De acordo com ministros de Lula, o presidente quer que Sidônio tenha a partir de agora o mesmo papel que os marqueteiros Duda Mendonça e João Santana tiveram em governos anteriores, dele e de Dilma Rousseff. Ele já teria começado a cumprir a missão ao participar da concepção do discurso do pacote fiscal lançado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na semana passada.
TABULEIRO 3
Duda orientava discursos e posicionamentos, supervisionava peças publicitárias e conversava com Lula constantemente. Santana tinha um peso ainda maior pois era ouvido por Dilma em quase todas as questões.
TABULEIRO 4
Pelos desenhos discutidos, Sidônio poderia ocupar a Secretaria de Comunicação da Presidência, hoje comandada pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). É neste ponto que começam os problemas.
TABULEIRO 5
Lula tem grande apreço por Pimenta e não quer afastá-lo do Planalto. Isso explicaria a demora em formalizar um convite a Sidônio.
TABULEIRO 6
Pimenta poderia ser deslocado para a Secretaria-Geral, hoje ocupada por Márcio Macedo, que seria então deslocado para uma estatal. Nada ainda foi definido, no entanto, por Lula.
TABULEIRO 7
De acordo com um interlocutor, Pimenta e Macedo podem inclusive permanecer no mesmo lugar —e Sidônio, em vez de ocupar um cargo oficial, seguiria mais fielmente o formato de colaboração de Duda e Santana. Os dois nunca ocuparam cargos, mas eram mais poderosos do que boa parte dos ministros dos governos que orientavam.
PARA A CABECEIRA
O economista e escritor Paulo Nogueira Batista Júnior recebeu convidados para o lançamento de seu novo livro, “Estilhaços”, na terça-feira (3). A engenheira civil e mulher do autor, Lavínia Lima, o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) e a atriz e apresentadora Maria Paula Fidalgo marcaram presença no evento realizado na Livraria da Travessa do shopping Iguatemi, em São Paulo.
com JOELMIR TAVARES, KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário