Por fora, o Marcopolo Nomade parece um dos tantos micro-ônibus da empresa que circulam pelo Brasil. Por dentro, o que se encontra é uma casa sobre rodas que custa a partir de R$ 1,6 milhão.
O modelo marca a entrada da fabricante de carrocerias no segmento de motorhomes. Em geral, esses veículos são construídos a partir de furgões, mas as opções maiores e mais caras podem ter por base um caminhão tipo VUC (veículo urbano de carga), por exemplo. A solução encontrada pela empresa é fiel ao seu DNA.
De acordo com informações da Marcopolo, o veículo é construído como uma unidade única: a cabine do motorista e a parte habitável fazem parte de uma mesma estrutura integrada. Dessa forma, é mais fácil projetar o interior do veículo, que tem cozinha, copa, banheiro e quarto.
É preciso ter habilitação categoria C para dirigir o Nomade, que tem 7,5 m de comprimento, 2,36 m de largura e 3,18 m de altura. O PBT (peso bruto total) é de oito toneladas. A tração é 4×4, solução que permite percorrer trechos de terra —tomando cuidado para não derrubar os objetos colocados nos armários.
A casa sobre rodas tem até um puxadinho na lateral. Chamado de “slide out”, o sistema amplia o espaço interno em 16 m² e pode ser usado quando o veículo está estacionado. Sua abertura lembra a de uma gaveta, e há iluminação com LEDs, janela basculante e mosquiteiro.
Câmeras substituem os retrovisores e geram imagens exibidas em telas no interior da cabine. Há recursos comuns em carros de passeio, como a central multimídia com tela de nove polegadas e o câmbio automático de seis marcas.
O motor 3.8 a diesel é fornecido pela Cummins e tem 165 cv de potência. Seu destaque é o torque elevado (61,2 kgfm), necessário para superar aclives quando o Nomade está carregado.
A lista de equipamentos domésticos a bordo traz geladeira de 216 litros, fogão a gás de duas bocas, forno de micro-ondas, TV com antena digital, ar-condicionado e depurador de ar. A sala pode ser equipada com poltronas giratórias.
No quarto com suíte, a ducha e o vaso sanitário ocupam lugares separados. Há espaço suficiente para instalar uma cama de casal e armários.
O motorhome Nomade pode trazer ainda painéis solares e baterias de íon-lítio para armazenar energia, mas cada novo item aumenta o preço. Com todos os equipamentos disponíveis no catálogo da Marcopolo, o valor pode chegar perto de R$ 3 milhões.
Deixe um comentário