Embalado pela conquista da Divisão de Acesso e pela mobilização de sua torcida, o Paraná Clube entra na temporada de 2025 com um objetivo claro no retorno à elite estadual: conquistar vagas para as competições nacionais.
Sem calendário nacional desde 2022, quando disputou a Série D do Campeonato Brasileiro pela última vez, o Tricolor tem convivido com uma agenda curta em seu futebol, nos últimos dois anos com a Série Prata e, agora em 2025, com a primeira divisão do Paranaense.
Para garantir uma vaga na Série D de 2026, o Paraná terá que ficar entre os oito melhores colocados do Campeonato Estadual. Para isso, a nova diretoria paranista, liderada por Aílton Barboza iniciou o planejamento ainda em novembro, com a contratação do técnico Argel Fuchs.
+ Mercado da Bola: acompanhe todas as contratações da janela
Novo comando e time remodelado
Após a boa campanha na Divisão de Acesso, sob o comando do técnico Tcheco, muitos torcedores aguardavam até uma renovação de contrato com o treinador. Mas, o Paraná aposta em um nome mais experiente: Argel Fuchs.
Com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, como Coritiba, Internacional, Criciúma, Ceará, entre outros, o treinador chegou ao Tricolor e já promoveu uma mudança profunda no elenco.
Apenas o atacante Liliu é remanescente do time campeão da Divisão de Acesso. Muitos reforços foram contratados, com destaque para o zagueiro Diego Ivo, o meio-campo Gustavo Xuxa e o atacante Leandro Pereira, os mais experientes do grupo.
Mobilização com a torcida
Fora de campo, assim como em 2024, o Paraná já aposta em uma nova mobilização com o seu torcedor, que ajudou muito na campanha do acesso. Por meio de suas redes sociais, o clube já divulgou um vídeo impactante destacando que o “coração do clube voltou a bater”.
Na nova campanha, o clube volta a pedir o apoio do torcedor e ressalta: “O Paraná Clube nunca mais poderá ficar sozinho!”. Na mobilização feita em 2024, foram mais de 140 mil ingressos vendidos para os jogos como mandante.
Já para a temporada de 2025, o Tricolor lançou um pacote promocional de ingressos para os jogos como mandante.
Fora de campo, Paraná espera definir a venda da SAF
Em seus bastidores, o Paraná ainda trabalha para fechar a venda da sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Em 2024, o clube esteve perto de concretizar a negociação com o Grupo Universitário Santa Cruz, único a fazer uma proposta vinculante.
Mas, o clube sentiu falta de maiores investimentos no futebol e o grupo de investidores retirou a proposta.
Retrospectiva 2024: Paraná dá primeiro passo em reconstrução e volta à elite estadual
Ao mesmo tempo em que aguarda por uma proposta melhor para a venda da sua SAF, o Tricolor ganhou um fôlego com os seus credores. O pagamento da dívida paranista, estimado em cerca de R$ 130 milhões, ficou apenas para agosto de 2025.
No novo plano de Recuperação Judicial feito, o grupo de credores alega que o clube não conseguiria quitar esse valor sem a venda da SAF ou a alienação de alguns ativos, como a Sede da Kennedy, por exemplo.
Argel destaca principal objetivo do Paraná em 2025
Em sua coletiva de apresentação, o técnico Argel Fuchs ressaltou que o Paraná entra no Campeonato Paranaense com um objetivo claro: garantir um calendário nacional para 2026.
“O nosso objetivo é buscar um calendário, essa é a grande verdade. É nós termos em 2026 o Campeonato Paranaense e o Campeonato Brasileiro da Série D. Esse é o objetivo do clube, é o primeiro que foi passado para mim. E é em cima disso que a gente vai trabalhar, com a estrutura que tem, com a condição que tem, com os profissionais e com a camisa”, disse.
A estreia do Paraná no Estadual será no dia 11 de janeiro, diante do Athletico, na Ligga Arena.
Deixe um comentário