Aí vem mais um Dia das Crianças.
Eu poderia estar ensinando uma receita de purê de batata em forma de coelhinho. Eu poderia estar conclamando mães e pais a fazerem uma baita lambança na cozinha para, junto com seus fedelhos, fritar panquecas com Nutella e confeitos coloridos pro café da manhã.
Mas não.
Eu vim para atazanar vossas consciências, pais e mães. Bora falar sobre como nosso comportamento pode mudar, para melhor ou para pior, a alimentação dos nossos filhos.
Existe um troço que chamam de paladar infantil. É o gosto por comidas de aceitação fácil, como doces e frituras. Crianças preferem esses alimentos porque, de fato, chocolate ao leite é muito mais palatável do que berinjela.
Faz parte do processo de crescimento a experimentação alimentar, a busca por novos sabores. A criança precisa ser guiada pelos adultos nessa exploração –que, quando malsucedida, resulta numa pessoa crescida com preferências pueris.
Sei que dá preguiça conduzir esse aprendizado. Às vezes, tudo o que queremos é sermos deixados em paz –fast food é um excelente silenciador de crianças.
Para piorar, o mundo conspira contra. A indústria fatura horrores com alimentos péssimos do ponto de vista nutricional, mas muito palatáveis, com propaganda maciça dirigida aos bambinos.
Ocorre que somos adultos. Não tem cabimento se curvar às birras dos “serumaninhos”. Sim, existem crianças mais ou menos seletivas para comer. Existem distúrbios alimentares de difícil tratamento. Mas, em boa parte dos casos, o problema está no exemplo que os pais dão.
É fundamental, nessa jornada, mostrar interesse e respeito pela comida. Tratar bem o alimento para oferecer algo realmente gostoso à criança. Se você lhe der brócolis mal temperado, cinzento e molenga, ela terá razão em recusar.
Por isso, a receita desta semana é um espaguete feito justamente com brócolis, que meu filho de 12 anos adora (quem faz, normalmente, é a mãe… eu achei justo pegar emprestada só desta vez).
ESPAGUETE COM BRÓCOLIS E UM POUCO DE BACON
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: média
Tempo de preparo: 30 a 40 minutos
Ingredientes
1 maço de brócolis ramoso
200 g de bacon picado
4 dentes de alho picados
500 g de espaguete
100 g de parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer
1. Lave e prepare o brócolis. Descarte os talos grossos. Fique com os talos finos (até 0,5 cm), flores e folhas. Separe uma xícara de flores picadas.
2. Ferva a água para cozinhar o macarrão.
3. Branqueie o brócolis: ponha uma panela de água com sal para ferver. Encha uma bacia com gelo e água. Quando a água ferver, cozinhe o brócolis (menos as flores reservadas) por 2-3 minutos e transfira para a água com gelo. Isso vai interromper o cozimento e preservar a cor verde-vivo.
4. Ponha o espaguete para cozinhar, de acordo com as instruções da embalagem.
5. Frite o bacon na própria gordura até ficar dourado. Reserve a carne e deixe a gordura na panela. Frite o alho até dourar. Acrescente o brócolis escorrido e refogue por 2-3 minutos.
6. Acrescente duas conchas de água de cozimento do macarrão. Bata num liquidificador ou com um mixer de mão até obter um creme liso.
7. Escorra o espaguete e junte ao creme de brócolis na panela, em fogo baixo. Misture o parmesão, as flores separadas e o bacon. Ajuste o tempero e sirva.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário