O tempo abafado deve continuar neste domingo (1º) na cidade de São Paulo, com sol entre muitas nuvens, segundo a Climatempo. O calor, que chega aos 31º C, pode causar pancadas de chuva isoladas durante a tarde e o início da noite.
A previsão do tempo é parecida com o sábado (30) na capital paulista, com mínima de 20º C e taxa mínima de umidade do ar em torno dos 55% —segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal para o organismo humano é de pelo menos 60%. A umidade máxima pode atingir os 95% na madrugada.
Após o temporal que atingiu a cidade na última quinta-feira (28) e provocou pontos de alagamentos, há baixo potencial para que isso aconteça novamente no final de semana, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo.
“As chuvas ocorrem de forma rápida e isolada entre a tarde e o início da noite, com baixo volume”, informa o órgão.
Os dados do CGE mostram que novembro acumulou quase 132 mm de chuva, o que representa 97% dos 135,7 mm esperados para o mês na cidade.
O final de semana será marcado por instabilidades em toda a região Sudeste do Brasil, afirma o Climatempo. No estado de São Paulo, a chuva se concentra no interior e na região metropolitana. No Rio de Janeiro, a região serrana e a capital terão os maiores volumes.
Em Minas Gerais, a instabilidade afeta mais o sul e oeste do estado, enquanto a chuva mais significativa se limita à faixa sul do Espírito Santo.
E no Rio Grande do Sul, onde a Defesa Civil testa novo sistema de aviso para casos de desastres extremos e severos em telefones celulares, há alerta de tempestade, com ventos intensos e possibilidade de queda de granizo.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Deixe um comentário