Lar Últimas Quando Brasil vai reconhecer soberania da Saara Ocidental? – 08/12/2024 – Bianca Santana
Últimas

Quando Brasil vai reconhecer soberania da Saara Ocidental? – 08/12/2024 – Bianca Santana


Estávamos sentadas em almofadas, interessadas no coreografado preparo saarauí do chá, quando Salma Malanini, de 18 anos me convidou para dar uma volta. Hesitei, mas calcei as botas e a segui pela noite do deserto.

Passamos por um grupo de meninos que fez uma pergunta em árabe, traduzida por Salma para o espanhol, e eu mesma respondi: brasileira. “Vini Junior, Ronaldinho”, gritaram animados.

O vento, que poderia ser confundido com o silêncio, e as tantas estrelas me transportaram ao desejo de Mahfouda Lafkir, compartilhado comigo pouco mais de um ano antes, no apartamento dela em Laayoune, capital do Saara Ocidental ocupada pelo Marrocos. A ativista lamentava não poder caminhar comigo pelo deserto.

Nos campos da Argélia, onde caminho em liberdade e segurança com Salma, vivem 165.000 refugiados saarauís na RASD (República Árabe Saarauí Democrática).

A convite da União Nacional de Mulheres Saarauís, vim participar do encontro de 50 anos da associação, compondo a comitiva brasileira ao lado de Carolina Peters, do Psol, e Keyla Kikushi, da Asaaraui (Associação de Solidariedade e pela Autodeterminação do Povo Saarauí). Voltei do passeio a tempo de tomar o chá.

Ao longo do dia, havíamos visitado bibliotecas, escolas e a casa do embaixador saarauí no Brasil, Ahmed Mulay Ali Hamadi. Somos dos únicos países da América Latina a não reconhecer a soberania do Saara Ocidental, o que destoa da tradição diplomática brasileira.

Há expectativa de que o governo Lula corrija nosso posicionamento, o que ainda não aconteceu até a metade do terceiro mandato do presidente conectado às lutas populares e às relações internacionais.

Nos dias 5 e 6 de dezembro, participamos do desfile de abertura das celebrações, palestras, oficinas e rodas de conversa ao lado de mulheres do Saara Ocidental –tanto dos campos de refugiados como dos territórios ocupados– e também da Alemanha, Argélia, Espanha, Mauritânia, Nigéria, País Basco, Portugal, Tanzânia e Zimbábue. Ouvimos sobre as prisões arbitrárias e torturas perpetradas pelo Marrocos –como sofreu Mahfouda– nos territórios ocupados.

As atividades oficiais foram apresentadas por Judaich Abdelyalil, jornalista saarauí de 41 anos, formada em história e arqueologia na Líbia, casada com o embaixador Ahmed, mãe de duas meninas, uma de 4 e outra de 7 anos. Judaich apresenta o noticiário e é comentadora de política na rádio nacional saarauí.

Participou da comissão organizadora do encontro e, ao nos servir o chá em sua casa, falou da importância da luta das mulheres e da solidariedade internacional para que o país ocupado pelo Marrocos desde 1976 conquiste sua liberdade.

À comitiva brasileira se somou a portuguesa Sandra Benfica, do Movimento Democrático de Mulheres, na casa de Chabab Embarec, parteira de 33 anos. Dividimos o mesmo cômodo e o banheiro sem vaso sanitário ou chuveiro por cinco noites. Comemos cuscuz, peixes, frango e cordeiro preparados por Chabab, com a ajuda de sua irmã Salma e de Aza Mohamed Sidati, de 21 anos, nossa guia e tradutora. No dia a dia dos campos, a alimentação não costuma ser tão farta.

As cores vibrantes das melhfas –vestimenta tradicional das saarauís– contrasta com a cor da areia que também está na maioria das fachadas das casas e nos tons pastéis das poucas tendas dos campos. Elas evocam a esperança de boas notícias anunciadas quando aparece um pássaro bubisher.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Últimas

Congresso mantém Orçamento em aberto e pressiona o governo

A indefinição sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 virou peça-chave...

Últimas

Exploração na Margem Equatorial deve começar em 2025

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quarta-feira (8)...

Últimas

guias e calendário estão disponíveis no Rio de Janeiro

Vencimentos do IPVA no estado do Rio de Janeiro começam dia 21....

Últimas

Sindicato diz que crise no IBGE ocorre por “decisões arbitrárias da presidência”

Na segunda (6), os diretores João Hallak Neto e Elizabeth Hypolito, da...