Revestido com uma mistura picante de mel e limão, este salmão carameliza nas bordas, mas continua suculento e macio. Uma boa quantidade de dill traz frescor —verde como grama cortada. A versão selvagem do peixe combina bem aqui, pois a manteiga no molho confere riqueza ao pescado magro. (O salmão de cativeiro, com gordura, simplesmente terá um sabor ainda mais rico, o que não é nada ruim.)
Pepinos em conserva e sementes de mostarda dão um toque refrescante e crocante a este prato, mas o salmão também é saboroso sozinho. Sirva com arroz, batatas ou uma bandeja de aspargos assados junto com o salmão.
Salmão amanteigado
Tempo: 35 minutos
Rendimento: 6 a 8 porções
Ingredientes
- 1 filé de salmão inteiro (900 a 1,2 kg)
- Sal e pimenta-do-reino
- 1/4 de xícara de mel; mais 1 colher (sopa) de mel
- 3 colheres (sopa) de vinagre de arroz ou vinagre de vinho branco
- 2 colheres (chá) de sementes de mostarda
- 1 limão-taiti
- 3 pepinos, lavados e fatiados finamente
- 1/4 de xícara de manteiga sem sal, derretida e resfriada
- 3 colheres de sopa de dill fresco picado, mais folhas para decorar
Modo de preparo
- Coloque o salmão em uma assadeira forrada com papel-manteiga e polvilhe com sal. Se desejar, leve à geladeira sem tampa por 1 hora (ou até 4 horas) para retirar o excesso de umidade e intensificar o sabor.
- Misture 1 colher de sopa de mel, o vinagre, as sementes de mostarda e 1 colher de chá de sal em uma tigela média. Raspe as raspas de limão sobre a mistura e bata até incorporar bem. Adicione os pepinos e misture bem para cobrir bem. Deixe descansar, mexendo ocasionalmente, até a hora de servir (até 4 horas).
- Preaqueça o forno a 220°C cerca de meia hora antes de servir. Se você refrigerou o salmão, retire-o da geladeira e seque-o com papel-toalha. Limpe também o excesso de líquido da frigideira.
- Esprema o suco do limão raspado e bata com a manteiga, o dill e o restante do mel até misturar bem. Tempere o salmão generosamente com pimenta-do-reino e, em seguida, coloque o molho de manteiga e limão por cima.
- Asse até que uma faca fina inserida na parte mais grossa deslize facilmente e saia bem quente ao toque, de 15 a 20 minutos. Regue o peixe com o molho que estiver na frigideira, que continuará aquecendo até passar do ponto médio/mal passado.
- Polvilhe com folhas de endro e sirva com os pepinos em conserva.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Deixe um comentário