Lar Internacional Rússia descarta concessões territoriais à Ucrânia
Internacional

Rússia descarta concessões territoriais à Ucrânia



O Kremlin descartou nesta quinta-feira (27) possíveis concessões de território à Ucrânia após as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que a Rússia terá que negociar. Segundo o regime russo, Moscou não espera que o processo de paz seja “fácil e rápido”.

“Os territórios que se tornaram entidades da Federação Russa, como está escrito na Constituição, são uma parte inalienável do nosso país. Este é um fato absolutamente indiscutível e não é um assunto de debate”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em sua coletiva de imprensa diária por telefone.

Em sua primeira reunião de gabinete desde que chegou à Casa Branca, Trump afirmou nesta quarta-feira (26) que o ditador russo, Vladimir Putin, teria que fazer concessões durante as negociações.

Além disso, declarou que Washington ajudaria Kiev a “recuperar o máximo (de território) possível”, embora tenha admitido que seria “complicado”.

Esta é a primeira vez que Trump fala nesses termos no âmbito das negociações com a Rússia sobre a Ucrânia, que começarão quando ambos os países normalizarem as relações diplomáticas, com a segunda rodada de conversas desse processo acontecendo nesta quinta-feira em Istambul, na Turquia.

No entanto, Peskov enfatizou que Trump admitiu publicamente que está “disposto” a ouvir, o que, segundo o porta-voz, “é muito importante e o diferencia radicalmente do governo anterior em Washington”.

“Ninguém espera que as decisões sejam fáceis e rápidas, porque o problema com o qual estamos lidando é muito complexo e complicado. Mas, se a vontade política atual dos dois países e a disposição de ouvir um ao outro forem mantidas, acredito que seremos capazes de concluir com sucesso este processo de trabalho”, afirmou Peskov.

Nesse sentido, Putin disse após a primeira rodada de negociações bilaterais na semana passada em Riad que aumentar a confiança entre as duas potências é essencial para resolver o conflito na Ucrânia.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

'Eu disse isso?', questiona Trump, após repórter perguntar se ele ainda acredita que Zelensky é um ditador

Em um post de 19 de fevereiro na rede social Truth Social,...

Internacional

Papa Francisco tem melhora, mas ainda precisa de oxigênio, diz Vaticano

Condições clínicas do pontífice de 88 anos, que enfrenta uma pneumonia bilateral...

Internacional

Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura

O Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, presidido pelo...

Internacional

‘Era Don Corleone’: revista ‘The Economist’ diz que Trump lidera nova ordem global focada em geopolítica ‘mafiosa’ | Mundo

A reportagem argumenta que as ações de Trump têm visado, principalmente, negócios...