O Ministério da Saúde vai distribuir até terça-feira (10) cerca de 1,5 milhão de doses da vacina contra a Covid-19, com expectativa de entregar até 5 milhões de doses até o final do mês.
O lote integra as mais de 8 milhões de doses adquiridas para manter os estoques do SUS (Sistema Único de Saúde) abastecidos por até seis meses, após o ministério enfrentar dificuldades de provisionamento. A distribuição será feita a todos os estados e ao Distrito Federal.
As 1,5 milhão de doses entregues até terça são da vacina produzida pelo Instituto Serum, da Índia, que será distribuída pela primeira vez aos estados. De acordo com estudos, estudos de fase 3 mostraram eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos. A vacina será aplicada a maiores de 12 anos.
Das 5 milhões de doses, 3 milhões serão fornecidas pelo Serum e outras 2 milhões, pela Pfizer. As duas farmacêuticas venceram um pregão do ministério para a entrega de até 69 milhões de vacinas. O plano da Saúde é encomendar todo esse volume durante os próximos dois anos.
Em setembro, diversos estados ficaram sem vacinas da Covid, especialmente do modelo que pode ser aplicado em menores de 12 anos. A escassez de doses se deu após parte de uma compra de imunizantes da Moderna vencer no estoque do ministério e também ocorre no ano em que o governo inseriu as vacinas da Covid-19 no calendário infantil.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário