Jantar no dia 24, almoço no dia 25, todos foram embora e sobraram punhados e mais punhados de castanhas-de-caju, nozes, figos e damascos secos que poucas pessoas se interessaram em comer, certo? Chegou a hora de honrar o preço desses ingredientes que ficaram à margem dos pratos principais ou, na melhor das hipóteses, dentro de tigelinhas à mero título decorativo.
As frutas secas e as oleaginosas — popularmente conhecidas como castanhas— podem ser picadas e transformadas numa deliciosa granola caseira. Já aviso que é um caminho sem volta: basta encher o primeiro pote de granola caseira para nunca mais querer comprar uma de pacote.
O segredo da boa granola caseira está no tempo de forno faseado. Ao contrário do bolo, a granola implora para que a porta do lugar mais quente da casa seja aberta, não apenas uma, mas quatro vezes, ao longo dos 20 minutos totais em que é assada. Retirar a granola do forno de tempos em tempos permite adicionar os ingredientes em etapas e misturar o que já estava na assadeira, o que garante um resultado final uniformemente crocante e flocos de aveia dourados em vez de queimados.
As vantagens em preparar uma granola em casa passam pelo preço, pela qualidade e pelo aproveitamento daquilo que já temos na despensa. Nesta receita, o açúcar refinado —um dos primeiros e portanto principais elementos da lista de ingredientes da maioria das granolas industrializadas— fica de fora. O melado, obtido a partir da evaporação do caldo de cana, concentra minerais que são perdidos no processo de refinamento, como o ferro, o cálcio e o magnésio, e é, portanto, um adoçante mais interessante. Quem quiser uma granola extracrocante poderá adicionar mais melado, mas as três colheres de sopa da receita serão o suficiente para fazer render um quilo de granola bem docinha e estaladiça.
Vamos à receita!
GRANOLA
Tempo de preparo: menos de 30 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: 1 kg
Ingredientes
2 xícaras de aveia em flocos
1 xícara de cereal de milho em flocos
1 xícara de oleaginosas picadas (castanha-de-caju, castanha-do-pará, amêndoas, nozes, avelã etc.)
1 xícara de frutas secas picadas (damasco, uva-passa, figo, tâmara etc.)
1/4 xícara de óleo de coco
3 colheres de sopa de melaço de cana + 3 colheres de sopa de água
1 colher de chá de canela em pó
Preparo
-
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
-
Adicione a aveia em flocos na assadeira. Junte num copo o melado, o óleo de coco e a água e misture com um garfo. Despeje metade dessa mistura na aveia e misture com as mãos, para envolver todos os flocos.
-
Leve a assadeira para o forno por 12 minutos, tirando do forno duas vezes ao longo desse tempo para mexer e não queimar.
-
Após os dois tempos de forno da aveia, tire a assadeira do forno e adicione as oleaginosas, o milho em flocos e o restante da mistura de óleo de coco e melado. Misture bem, tempere com a canela e volte para o forno por mais quatro minutos. Tire a assadeira do forno, misture e volte ao forno por mais quatro minutos.
-
Retire a assadeira do forno e junte as frutas secas picadas. Misture bem e espere esfriar completamente antes de armazenar no pote.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário