Lar Últimas SP: Policiais civis são suspeitos de cobrar propina – 12/12/2024 – Cotidiano
Últimas

SP: Policiais civis são suspeitos de cobrar propina – 12/12/2024 – Cotidiano


Policiais civis de São Paulo são alvos de operação nesta quinta-feira (12) contra a realização de rifas ilegais promovidas por meio do Instagram. Eles são suspeitos de cobrar propina de influenciadores para não concluírem investigações sobre os jogos ilegais.

Estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Mauá, São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes e São José dos Campos.

A operação, batizada de Latus Actio II, busca reprimir crimes de corrupção ativa e passiva e a contravenção penal por exploração de jogos de azar, e é realizada pela Ficco (Força Tarefa de Combate ao Crime Organizado) em conjunto com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) foi procurada nesta manhã, mas não respondeu até a publicação deste texto.

De acordo com a Polícia Federal, após a primeira fase da operação, realizada em março, “novas evidências coletadas no material apreendido permitiram constatar que policiais civis do estado de São Paulo teriam solicitado vantagem econômica indevida, propina, a produtores, empresários e cantores para, supostamente, não levar a termo investigações nas quais se apurava contravenção penal por exploração de jogos de azar, no caso rifas promovidas e divulgadas por artistas e influenciadores em suas redes sociais”, afirmou.

Segundo a investigação, artistas e influenciadores que promoveram as rifas ilegais temiam que as investigações conduzidas pelos policiais civis investigados resultassem em ordens judiciais determinando o bloqueio, ainda que temporário, de suas contas/perfis no Instagram, e por esta razão teriam concordado em pagar as propinas, a fim de evitar prejuízos econômicos e de imagem.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Últimas

Investimentos privados somam R$ 372 bilhões até 2029

O estudo Livro Azul da Infraestrutura 2024, realizado pela Associação Brasileira da...

Últimas

Saiba as regras para se aposentar em 2025

As mudanças trazidas em 2019 pela reforma da Previdência preveem um aumento...

Últimas

Receita vai monitorar cartão de crédito e Pix acima de R$ 5 mil

No dia 1.º, entrou em vigor uma instrução normativa da Receita Federal...

Últimas

Desconfiança na economia brasileira: os desafios para 2025

A desconfiança em relação à economia brasileira está em alta, apesar do...