O juiz da Suprema Corte dos EUA John Roberts deu uma vitória na Justiça para o presidente Donald Trump ao suspender ordem de um magistrado distrital que exigia o pagamento de aproximadamente US$ 2 bilhões em fundos para a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid até esta quinta-feira (27)..
Com a determinação, o governo entrou com um recurso na instância máxima da Justiça americana, argumentando que a ordem do juiz distrital Amir H. Ali defende “um plano de pagamento insustentável, em desacordo com as obrigações do presidente, sob o Artigo II de proteger a integridade do fisco federal e fazer julgamentos apropriados sobre ajuda externa”.
A Suprema Corte, então, decidiu manter o congelamento dos recursos por mais alguns dias, a fim de analisar as justificativas do governo Trump de que o tribunal distrital havia excedido suas competências ao decidir pela liberação dos fundos.
Os grupos que entraram com a ação contra o governo republicano terão até sexta-feira para se manifestar sobre o caso.
Nesta quarta-feira, o presidente Trump assinou uma nova ordem executiva que dá a Elon Musk maior autoridade como chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) para supervisionar mais de perto os gastos das agências federais, entre elas a Usaid, um dos primeiros alvos do empresário.
Deixe um comentário