O TikTok distribuirá gratuitamente cem mil livros que fizeram sucesso em vídeos compartilhados na plataforma ao longo do ano. A iniciativa, batizada de “A Livraria dos Livros Mais Assistidos”, acontecerá de de quarta-feira, dia 11, até a próxima terça-feira, dia 17, no Conjunto Nacional, localizado na avenida Paulista, em São Paulo.
A iniciativa foi pensada para celebrar a comunidade literária da plataforma, chamada BookTok, que acumula 41 milhões de publicações. “Na celebração do ano do TikTok, a gente quis olhar para o impacto cultural, econômico e social da plataforma na vida real”, diz Carol Baracat, diretora global de marketing do aplicativo.
O objetivo da ação, acrescenta Baracat, é mostrar que o TikTok tem extrapolado o universo digital e influenciado a venda de livros em diversas partes do mundo. “Você já deve ter visto algumas livrarias que criam um setor dos livros que mais estão sendo mais comentados no TikTok, porque virou esse fenômeno na vida real.”
A “Livraria dos Livros Mais Assistidos” foi planejada pelo TikTok em parceria com o estúdio criativo AKQA Casa e com três criadores de conteúdo —Digão Roque, Patrick Torres e Karine Leôncio—, cada um com centenas de milhares de seguidores na plataforma.
Esses criadores foram incumbidos de escolher 30 títulos que impactaram a comunidade literária do aplicativo no Brasil ao longo do ano. Entre títulos nacionais e internacionais, destaca-se “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, que inspirou o filme homônimo de Walter Salles, e “É Assim que Acaba”, de Colleen Hoover, que também foi adaptado para os cinemas.
Há ainda “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, que se tornou um título central no BookTok depois que a influenciadora digital americana Courtney Henning compartilhou as impressões do clássico de Machado de Assis, que leu em inglês.
Ao todo, 30 obras preencherão as estantes da livraria temporária e estarão à disposição para quaisquer pessoas acima de 13 anos que tenha CPF. Cada visitante pode levar até cinco livros.
Deixe um comentário