O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, pode apresentar sua renúncia da liderança do Partido Liberal ainda nesta segunda-feira (6), cargo que ocupa há nove anos, informou o jornal canadense The Globe and Mail, que consultou três fontes familiarizadas com o assunto.
Os liberais marcaram uma reunião de emergência para a próxima quarta-feira (8). O anúncio de Trudeau é esperado antes desta data, segundo o jornal.
O político canadense enfrenta uma profunda crise interna e externa, que foi agravada com a saída da vice-primeira-ministra e ministra das Finanças do Canadá, Chrystia Freeland, no mês passado, por “divergências” com o governante.
A expectativa de renúncia de Trudeau surge em um momento no qual o Partido Liberal aparece muito atrás dos conservadores nas pesquisas de opinião sobre novas eleições que devem ser realizadas no final de outubro.
Os próprios aliados do premiê canadense já se manifestaram publicamente a favor da renúncia do líder. O gabinete do primeiro-ministro ainda não emitiu comentários sobre a situação.
De acordo com o Globe and Mail, ainda não está claro se Trudeau também deixará o cargo de primeiro-ministro ou se permanecerá no cargo até a seleção de um novo líder de seu partido.
No mês passado, o premiê canadense sofreu sua terceira moção de desconfiança consecutiva no Parlamento. Na ocasião, o pedido apresentado pela bancada dos conservadores, foi rejeitado por 180 dos 335 deputados da Câmara dos Comuns e apoiado por 152.
As próximas eleições gerais do Canadá estão marcadas para 20 de outubro de 2025.
Deixe um comentário