Lar Internacional Trump parabeniza conservadores por vitória eleitoral na Alemanha
Internacional

Trump parabeniza conservadores por vitória eleitoral na Alemanha



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou os conservadores pela “enorme vitória” nas eleições gerais da Alemanha deste domingo (23).

De acordo com o mandatário americano, os alemães estão “fartos da agenda sem sentido” do atual governo de Olaf Scholz, do Partido Social Democrata (SPD), que reconheceu a “derrota amarga” no pleito.

Trump comparou a situação do país europeu com a de seu país. “Assim como nos Estados Unidos, as pessoas na Alemanha estão fartas da agenda sem sentido, especialmente sobre energia e imigração, que está em vigor há tantos anos”, disse o líder republicano em sua conta na Truth Social.

O líder da Casa Branca ressaltou que “este é um grande dia para a Alemanha e para os Estados Unidos da América sob a liderança de um cavalheiro chamado Donald J. Trump”. Trump acrescentou que “há muitas outras vitórias a caminho!”.

Participação eleitoral na Alemanha chega a 83%, a mais alta desde a reunificação

A participação nas eleições gerais da Alemanha neste domingo foi estimada entre 83% e 84%, de acordo com as projeções das emissoras públicas ZDF e ARD, o que representa o patamar mais alto desde a reunificação do país em 1990.

Nas eleições legislativas de 2021, a participação foi de 76,4%, o que significa que foi superada em 6,6 ou 7,6 pontos desta vez.

De acordo com a emissora NTV, a participação foi maior apenas em 1987, com 83,4%. Após a reunificação, a participação mais alta foi registrada em 1998, com 82,2%.

Quase 59 milhões de alemães estavam convocados às urnas neste domingo para eleger um novo Bundestag, a Câmara baixa do Parlamento alemão, em uma eleição vencida pelo bloco conservador, seguido pela direita nacionalista e pelos social-democratas.

O líder do bloco de centro-direita apontado em pesquisas de boca de urna como vencedor das eleições gerais deste domingo na Alemanha, Friedrich Merz, disse que espera formar o novo governo do país até a Páscoa, ou seja, na primeira quinzena de abril.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Naufrágio na costa de Nova York deixa 3 mortos e feridos

Equipes de resgate da Guarda Costeira ainda buscam uma pessoa desaparecida. Três...

Internacional

Agências dos EUA orientam servidores a ignorar ordem de Musk

Diferentes agências federais dos Estados Unidos estão orientando seus funcionários a ignorarem...

Internacional

Líderes estrangeiros vão a Kiev apoiar Ucrânia no 3º aniversário da invasão russa ao país | Mundo

A cúpula híbrida conta com a participação de treze líderes europeus e...

Internacional

Políticos condenam fechamento de canal conservador na França

A rede de televisão francesa C8, de propriedade do bilionário conservador Vincent...