O governo de Donald Trump nos Estados Unidos está preparando a demissão de até 15 mil funcionários da Receita Federal americana (Internal Revenue Service – IRS), segundo informações divulgadas pela ABC News neste sábado (15). As demissões atingirão funcionários em estágio probatório e fazem parte de um esforço do governo para cortar gastos e reestruturar agências federais.
De acordo com a emissora, as dispensas podem começar já na próxima semana, impactando principalmente funcionários que não desempenham funções diretamente ligadas ao processamento de declarações de impostos. Fontes familiarizadas com o assunto informaram à ABC que os cortes estão alinhados à busca da Casa Branca por mais eficiência na administração pública e redução de desperdícios.
A decisão se enquadra no plano mais amplo de reorganização das agências federais, uma prioridade deste segundo mandato de Trump, que já criticou o aumento do número de funcionários na Receita Federal durante o governo do ex-presidente Joe Biden. Nos últimos anos, o quadro de pessoal do IRS, segundo a mídia americana, cresceu para cerca de 100 mil servidores, incluindo 16 mil novos funcionários temporários contratados para fiscalizar contribuintes de alta renda e grandes corporações.
Deixe um comentário