O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja construir centros de detenção para imigrantes ilegais em pelo menos 10 bases militares no país, segundo um memorando interno do Departamento de Segurança Interna (DHS) obtido pela Rádio Pública Nacional (NPR).
O plano prevê a primeira instalação em Fort Bliss, uma base militar próxima a El Paso, no estado do Texas, na região da fronteira com o México, e depois nas bases McGuire-Dix-Lakehurst (Nova Jersey), Niagara Falls Reserve Air Station (Nova York), Hill Air Force Base (Utah) e Homestead Reserve Air Station (Flórida).
A ideia é que esses centros sejam o primeiro passo para “preparar os detentos para a deportação”.
O documento, apresentado por Juliana Blackwell, secretária executiva interina do DHS, detalha uma solicitação ao Departamento de Defesa para expandir significativamente o papel dos militares na fiscalização da imigração.
Durante um período de avaliação de dois meses, a instalação em El Paso abrigaria até 1.000 imigrantes, com a possibilidade de expansão para 10 mil, tornando-a um centro-chave para operações de deportação, segundo a NPR.
De acordo com a ONG Transactional Records Access Clearinghouse (TRAC), o Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE) tinha 41.169 imigrantes sob custódia em 9 de fevereiro.
Deixe um comentário