Lar Internacional Trump se reúne com Macron em Paris – 07/12/2024 – Mundo
Internacional

Trump se reúne com Macron em Paris – 07/12/2024 – Mundo


O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi recebido neste sábado (7) por Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu, em Paris, três horas antes da cerimônia de reabertura da catedral de Notre-Dame.

Menos de uma hora depois da chegada do republicano, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, juntou-se à dupla. Os três posaram para uma foto juntos antes de seguirem para o evento.

Já na Notre-Dame, Zelenski recebeu uma salva de palmas dos presentes no evento, que tem entre os seus convidados mais de 30 chefes de Estado e de governo.

Trump, por sua vez, cumprimentou Macron pela segunda vez ao chegar à esplanada da catedral para a cerimônia. Em seguida, elogiou a primeira-dama francesa, Brigitte, elegante em um casaco preto. “So beautiful”, tão bonita), disse o americano.

De acordo com as autoridades francesas, os três líderes participaram de uma reunião trilateral improvisada no Eliseu.

Washington é o principal apoiador de Kiev na guerra contra a Rússia, mas não se sabe o quanto de seu massivo apoio bélico ao país invadido se manterá após o início do mandato de Trump no ano que vem —durante a campanha, o empresário prometeu acabar com o conflito “em 24 horas”, e desde a sua vitória conversas sobre o congelamento das atuais linhas de enfrentamento se multiplicaram.

O encontro deste sábado foi antecedido por uma visita do principal assessor de Zelenski, Andrii Iermak, a Washington nesta semana, quando ele se reuniu com integrantes-chave da equipe do presidente eleito.

Depois da reunião de Trump, Macron e Zelenski, o ucraniano disse nas redes sociais que o encontro tinha sido “bom e produtivo”. “Todos queremos que essa guerra termine o mais cedo possível e de uma forma justa. Nós conversamos sobre nossos povos, sobre a situação no terreno e sobre uma paz justa”, disse Zelenski na rede social X.

Macron e Trump discursaram antes da reunião. O francês lembrou que Trump era o presidente dos EUA cinco anos atrás, quando a catedral de Paris pegou fogo, e agradeceu a ele pela solidariedade demonstrada na ocasião.

O americano retribuiu com um breve e tortuoso pronunciamento.

“Uma grande honra. E tivemos um ótimo relacionamento, como todos sabem. Realizamos muitas coisas juntos, e o povo francês é espetacular. Acho que são um de nossos maiores grupos nos EUA, os franceses. Nós os respeitamos e os amamos. São pessoas muito talentosas. Pessoas extremamente enérgicas, como você sabe muito bem. E é uma honra estar aqui. Nós nos divertimos muito juntos e tivemos muito sucesso. Um sucesso realmente grande trabalhando juntos na defesa, e no ataque também. E certamente parece que o mundo está ficando um pouco louco neste momento, e falaremos sobre isso.”

Trump chegou a Paris pelo aeroporto de Orly, na manhã deste sábado, em um avião particular. Ele ainda deve se reunir o príncipe William, herdeiro do trono do Reino Unido, durante a sua estadia em Paris.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Trump fala sobre Canal do Panamá e sobe o tom contra o Hamas

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a declarar nesta...

Internacional

Trump diz que vai mudar nome do Golfo do México para 'Golfo da América' e ameaça retomar Canal do Panamá com uso da força

Republicano diz que quer controlar a Groenlândia, que atualmente é administrada pela...

Internacional

Maduro diz que Argentina planejou assassinar sua vice

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou nesta segunda-feira (6) o governo...

Internacional

Juíza dos EUA impede divulgação de relatório de caso em que Trump é acusado de guardar documentos secretos | Mundo

Aileen Cannon foi nomeada pelo próprio Trump. Ela é encarregada de julgar...