O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, explicou nesta quarta-feira (26) que seu governo está analisando a versão final do acordo proposto pelos Estados Unidos para a criação de um fundo de investimentos entre os dois países, para o qual a Ucrânia contribuirá com os lucros gerados por seus recursos naturais.
“Os membros de nossos governos estão muito otimistas em relação à variante final do acordo. Eles dizem que pode funcionar”, disse Zelensky, citado pela agência de notícias estatal ucraniana Ukrinform. O mandatário ucraniano acrescentou que ainda não viu o acordo final, mas explicou que não há referência a nenhuma dívida ucraniana com os EUA na minuta acertada.
O presidente dos EUA, Donald Trump, inicialmente pediu que a Ucrânia contribuísse com até US$ 500 bilhões por meio do acordo. Mais tarde, Trump falou em US$ 350 bilhões em ajuda militar oferecida por seu país e que Kiev deveria devolver.
Na mesma entrevista coletiva, Zelensky explicou que o trato finalizado é preliminar e abrirá a porta para acordos mais concretos sobre a contribuição e o funcionamento do fundo de investimento. O presidente ucraniano disse que espera que as garantias de segurança dos EUA que a Ucrânia está solicitando sejam incluídas em um estágio posterior das negociações.
Zelensky explicou hoje que foi convidado pelo governo Trump para visitar os EUA e que suas respectivas equipes estão trabalhando nos preparativos para a viagem.
Trump declarou nesta terça-feira (25) que Zelensky assinaria o acordo sobre o fundo de investimento conjunto em Washington na sexta-feira (28).
Zelensky afirmou que a assistência militar contínua dos EUA estaria no centro da agenda da viagem.
Deixe um comentário