O universo do churrasco vai muito além do óbvio. Há cortes alternativos que surpreendem pelo sabor, textura e preço. Veja, a seguir, as características de cada um e técnicas de preparo.
Bananinha
É um corte pequeno, fino e alongado, que lembra uma banana. Está rente ao osso da costela. Possui boa quantidade de gordura, o que contribui para seu sabor e suculência. Fica ótimo em espetinhos em fogo médio e servido entre o ao ponto e o bem passado, para que a gordura esteja bem cozida.
Ponta de peito
É retirada da parte inferior do peito do boi. É uma carne rica em tecido conjuntivo e gordura, o que a torna adequada para longos períodos de cocção ou casqueirada —quando a carne é preparada no espeto, o que cria uma crosta; depois de fatiada bem final, volta para a churrasqueira.
Peixinho bovino
Conhecido como petit tender pelo seu formato parecido com o filé-mignon, é um corte retirado da paleta, dianteiro do boi. Gosto de prepará-lo como um rosbife, temperando com sal de parrilla e pimenta- do-reino, grelhando em fogo alto todos os lados por três minutos e finalizando em fogo médio por mais cinco minutos cada lado. Depois embrulhe em papel-alumínio e deixe descansar por dez minutos. Então fatie contra as fibras com uma espessura de 0,5cm. Sirva com saladas ou como recheio de sanduíches.
T-bone suíno
É um corte que combina duas texturas diferentes: o lombo e o filé-mignon. Em formato de “T”, semelhante ao T-bone bovino, oferece o melhor de dois mundos em um único pedaço.
Tempere com azeite, sal de parrilla e alecrim picado.
Leve para churrasqueira em fogo médio começando pelo osso —isso quer dizer que ele vai ficar de pé. Deixe assar por 15 minutos para que a temperatura atravesse o osso e chegue na carne que está rente ao osso. Depois grelhe os dois lados por dez minutos até dourar.
Picanha de cordeiro
Como o músculo referente ao corte é muito pequeno, ele é vendido junto com a maminha e alcatra na mesma peça, em formato triangular, com boa capa de gordura e com aproximadamente 350 g de carne.
Grelhe em fogo médio começando pela gordura até dourar. Vire e grelhe por mais 20 minutos. Deixe descansar por cinco minutos para fatiar e finalize com flor de sal.
Peito de frango com osso
Preserva mais sabor e suculência do que o desossado. O osso ajuda a reter a umidade durante o cozimento, resultando em uma carne mais macia e saborosa.
Tempere com suco de laranja, alho, ervas frescas, azeite e sal. Deixe marinar por duas horas. Grelhe em fogo médio, com a pele virada para baixo no início, até que ela fique crocante. Vire com a parte do osso e asse em fogo alto por mais 15 minutos.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário