Lar Gastronomia Veja resoluções simples para se alimentar melhor em 2025 – 02/01/2025 – Comida
Gastronomia

Veja resoluções simples para se alimentar melhor em 2025 – 02/01/2025 – Comida


Em 2025, há espaço para melhorias. E esse espaço é a cozinha. Perdendo apenas para nossos locais de trabalho, passamos uma boa parte de nossas horas do dia a dia preparando refeições —tornando-se um ponto importante para as resoluções anuais.

Talvez no ano passado você tenha desejado assar mais, fazer mais pratos sem carne ou simplesmente cozinhar mais, ponto final. Se você precisa de ideias para o Ano-Novo, abaixo estão algumas metas, compartilhadas entre os membros da equipe de culinária e alimentação do New York Times, junto com receitas para mantê-lo no caminho do sucesso.

Desperdice menos alimentos

Antes de fazer mais uma ida ao supermercado, separe sopas, bolinhos e molhos de fim de semana na geladeira e na despensa para garantir que nada seja desperdiçado e você evite comprar mais ingredientes correndo o risco de ir para a lata de lixo.

Use alimentos básicos fáceis de desperdiçar na porta da geladeira, como pasta de tomate, em receitas com ingredientes mínimos que dependem muito de produtos secos e aceitam bem substituições, mas não se preocupe tanto com a vida útil de itens quase à prova de validade, como o missô.

Armazene produtos frescos adequadamente para estender sua vida útil o máximo possível e use folhas de cenoura, costelas de couve, cascas de frutas cítricas e talos de ervas em outras partes da sua cozinha.

A sopa “com o que você quiser” fornece um modelo infalível para usar sobras de carne e vegetais acumulados durante a semana –principalmente no inverno, quando tudo o que você quer é uma tigela grande de algo quente. “Minha tia fazia todo domingo à noite”, escreveu um leitor nos comentários da receita. “Ela chamava de revisão semanal.”

Um pajeon crocante (panquecas coreanas de cebolinha com vegetais) também é um lugar final excepcional para as aparas de vegetais deixadas para trás de outras refeições. Prontas para mergulhar em um molho de soja com gengibre, as panquecas de cebolinha coreanas indulgentes unem cenouras picadas ou raladas, abobrinha, pimentão, couve –realmente o que você tiver– com um pouco de ovo, amido e kimchi.

As mais propensas a murchar e acabar no lixo, no entanto, são as ervas frescas (coentro, salsa, hortelã) compradas para guarnecer um único prato. Então, incorpore receitas em sua rotina culinária que as usem em alto volume, como pesto, salsa verde ou outro molho verde para todos os fins. Para aquelas ervas de caule mais duro (alecrim, tomilho, sálvia) que você tem menos probabilidade de misturar em molhos, deixe-as de molho em creme de leite para dar sabor ao macarrão com molho cremoso de ervas.

Tome café da manhã

Em meio às demandas incessantes da vida moderna, o café da manhã sofre. Duas maneiras de facilitar: prefira pratos ultra rápidos e prepare com antecedência, praticamente sem nenhum custo para sua agenda. A aveia cortada, em cozimento lento, vai borbulhar enquanto você dorme, pronta antes mesmo de você ligar a cafeteira. De manhã, termine com qualquer combinação de açúcar mascavo, nozes, mel, frutas, geleias ou marmeladas para uma tigela doce, ou tahine, chalotas fritas, chile crisp, queijo ou cebola em conserva para uma saborosa.

Se sentar para o café da manhã não é uma opção, caminhar com o café da manhã ainda pode ser. Com apenas 20 minutos no seu dia menos exigente da semana, você pode preparar um punhado de burritos de café da manhã para a geladeira ou o freezer, para reaquecer e pegar a estrada quando for conveniente. Os dela são sem carne, como está escrito, recheados com queijo, feijão-preto frito, ovos e abacate. Mas você pode colocar um pouco de bacon, se desejar, preparado rapidamente com a ajuda da receita de bacon de micro-ondas.

Seja ótimo na preparação de refeições

Vamos deixar uma coisa bem clara: o sucesso não está em uma dúzia de recipientes uniformes cheios da mesma proteína, grãos e vegetais. Algumas receitas prontas para congelador não são apenas mais fáceis de cozinhar e armazenar, mas também evitam que você fique entediado com suas refeições –a maior ameaça no preparo delas. Uma grande panela de feijão preto cubano pode ser comida em burritos no café da manhã, com arroz no almoço e recheada com batata-doce no jantar. Da mesma forma, as almôndegas de frango com pesto, de Dan Pelosi, podem ser preparadas em grandes quantidades e comidas com macarrão em um dia, em tigelas de grãos no dia seguinte e colocadas em pãezinhos macios em outro.

Não prepare apenas para a semana; prepare-se para os meses que virão. Uma grande porção de sopa de abóbora resfriada e dividida em recipientes individuais seguros para congelador, será um alívio nos dias que passarem por você, um presente de um você do passado. Essa é a questão sobre metas: se você levar em conta os momentos em que pode ficar aquém, não há realmente como falhar.

Veja receitas para o dia a dia a seguir:

Este macarrão é perfeito para usar ervas de caule duro, como sálvia, tomilho ou alecrim, que estão definhando na sua geladeira. Adicione as ervas e um pau de canela a uma panela de creme de leite. À medida que borbulham juntos, o creme ganha um toque surpreendente, mas sutil, herbáceo. Use-o para temperar macarrão e verduras de inverno. Se você não tiver as ervas listadas, deixe-as de fora ou troque por manjerona, folhas de louro ou até mesmo pimenta seca, casca de limão, alho, chalota ou alho-poró. O método de infundir creme com aromas e, em seguida, usá-lo para temperar macarrão, está aberto à adaptação.

Rendimento: 4 porções

Tempo total: 30 minutos

Ingredientes:

  • Sal

  • 1 1/2 xícaras de creme de leite fresco

  • 3 folhas de sálvia

  • 3 raminhos de tomilho ou orégano

  • 1 raminho pequeno de alecrim

  • 1 pau de canela (ou uma ralada de noz-moscada)

  • Pimenta-do-reino

  • 450 g de linguine, fettuccine ou outro macarrão longo

  • 1 maço de folhas verdes escuras, como couve, folhas de mostarda, brócolis, rabanete ou espinafre maduro, talos removidos e cortados ou rasgados em pedaços de 5 a 7,5 cm

Modo de preparo:

  1. Leve uma panela grande com água salgada para ferver. Em uma panela pequena, misture o creme de leite fresco, sálvia, tomilho, alecrim, canela e uma pitada de sal e pimenta. Leve para ferver em fogo médio e cozinhe até que o creme engrosse um pouco e seja reduzido para cerca de 1 xícara, de 12 a 15 minutos, ajustando o fogo conforme necessário para manter uma fervura suave. Retire do fogo até que o macarrão esteja pronto.
  2. Quando o creme estiver na metade, adicione o macarrão à água fervente e cozinhe até um ou dois minutos antes de ficar al dente. Cerca de 3 minutos antes de escorrer o macarrão, adicione as verduras à água. Reserve 1/2 xícara de água do macarrão, depois escorra o macarrão e as verduras com uma peneira e retorne à panela.
  3. Coloque a peneira recém-usada sobre a panela de macarrão, depois coe o creme infundido pela peneira no macarrão. (Descarte ou faça compostagem das ervas e do pau de canela.) Adicione 1/2 xícara de água do macarrão ao macarrão, leve ao fogo médio-alto e cozinhe, mexendo, até que o molho dê brilho ao macarrão, 3 a 4 minutos. Tempere a gosto com sal e pimenta.

Sopa do que você quiser, por Samin Nosrat

Esta receita básica pode servir como uma tela para qualquer tipo de sopa grossa. Misture e combine ingredientes para atender aos seus desejos, usando uma base aromática de cebola e alho, temperos, caldo saboroso (ou água) e quaisquer ingredientes principais que você escolher. Esta receita, como uma semelhante no livro de receitas de Julia Turshen “Small Victories” (“Pequenas Vitórias”, em tradução para o português), destaca as qualidades transformadoras básicas da sopa. Com apenas um pouco de tempo, ingredientes comuns podem se tornar uma refeição de inverno extraordinária para a noite e para os próximos dias. Coberta na geladeira, ela dura até cinco dias, mas também fica congelada por até dois meses. Basta voltar a ferver antes de usar.

Rendimento: 6 a 8 porções

Tempo total: cerca de 45 minutos

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de manteiga, azeite de oliva ou óleo de sabor neutro

  • 2 cebolas médias, cortadas em cubos

  • 3 dentes de alho, fatiados

  • Sal

  • 6 a 8 xícaras de carne, vegetais ou outros complementos (veja as notas)

  • Cerca de 680 g de frango cru e desossado (opcional)

  • Cerca de 8 xícaras de água ou caldo de galinha, de preferência caseiro (veja as notas)

Modo de preparo:

  1. Coloque uma panela grande em fogo médio-alto e adicione 4 colheres de sopa de manteiga ou óleo. Quando a manteiga derreter ou o óleo brilhar, adicione cebola e alho e uma pitada generosa de sal.
  2. Reduza o fogo para médio e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que as cebolas estejam macias, cerca de 15 minutos.
  3. Coloque a carne, os vegetais e outros complementos na panela, junto com o frango cru (se estiver usando), e adicione líquido suficiente para cobrir. Tempere com sal. Aumente o fogo para alto e deixe ferver, depois reduza para ferver lentamente.
  4. Cozinhe até que os sabores se misturem e os vegetais e as folhas estejam macios, cerca de mais 20 minutos. Se você adicionou frango cru, retire-o da sopa quando estiver cozido, deixe esfriar, desfie e retorne à sopa. Prove e ajuste o sal.
  5. Adicione mais líquido quente, se necessário, para diluir a sopa até a consistência desejada. Prove e ajuste o sal.
  6. Sirva quente e decore como desejar.

Dicas:

  • Para complementos, você pode usar uma combinação de vegetais cortados em pedaços de 2 cm (use uma ou mais cenouras, erva-doce, aipo, alho-poró, abóbora de inverno, batatas ou pastinacas); feijão, lentilha ou grão-de-bico cozidos; até 4 xícaras de couve fatiada ou repolho verde; ou até 3 xícaras de frango ou carne de porco cozidos e desfiados, se não estiver usando frango cru.

  • Se desejar, substitua parte do líquido por caldo de feijão, creme de leite, tomates picados em seu suco ou leite de coco integral.


Crocantes nas bordas, macias no centro e recheadas com cebolinhas e outros vegetais, essas panquecas irresistíveis e reconfortantes (adaptadas de Sohui Kim, do Insa, e dos restaurantes Good Fork, no Brooklyn) são um jantar rápido que você pode preparar em qualquer noite da semana. Sinta-se à vontade para usar quaisquer vegetais que tiver em mãos. Kim recomenda vegetais crus finamente picados ou até mesmo sobras de vegetais cozidos. E se você não tiver largura de banda para fazer um molho, um fiozinho de molho de soja e um pouco de Sriracha adicionam vigor sem nenhum trabalho. Sirva o pajeon sozinho ou coberto com um ou dois ovos fritos, se quiser adicionar proteína.

Rendimento: 3 a 4 porções

Tempo total: 30 minutos

Ingredientes:

Para as panquecas:

  • 1/2 xícara de farinha de trigo

  • 1/2 xícara de amido de batata (ou 1/4 xícara de farinha de arroz branco e amido de milho)

  • 3/4 colher de chá de sal marinho fino, mais conforme necessário

  • 1/2 colher de chá de fermento em pó

  • 3/4 xícara de água gelada

  • 1 ovo grande

  • 1/4 xícara de kimchi picado finamente

  • 4 xícaras de vegetais mistos picados ou ralados finamente (cenoura, abobrinha, pimentão, couve, o que você tiver)

  • 4 cebolinhas, cortadas em pedaços de 5 cm de comprimento e fatiadas finas no sentido do comprimento

  • 2 colheres de sopa de óleo de semente de uva ou amendoim, mais conforme necessário

Para o molho:

  • 3 colheres de sopa de molho de soja

  • 2 colheres de chá de vinagre de vinho de arroz, mais a gosto

  • 1 colher de chá de gengibre fresco ralado finamente ou alho (opcional)

  • 1/2 colher de chá de óleo de gergelim, mais a gosto

  • Pitada de açúcar

Modo de preparo:

  1. Comece pelas panquecas: em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, o amido de batata, o sal e o fermento em pó.

  2. Em uma tigela média, misture a água, o ovo e o kimchi. Misture a mistura de kimchi na mistura de farinha e bata até ficar homogêneo. Adicione os vegetais e cerca de três quartos das cebolinhas (reserve o restante para decorar)

  3. Em uma frigideira grande antiaderente em fogo médio, aqueça 2 colheres de sopa de óleo. Coloque 1/4 de xícara de porções de massa na frigideira, quantas couberem sem tocar, achate e frite até dourar no fundo, cerca de 2 a 3 minutos. Vire e continue a fritar até o outro lado dourar, 2 a 3 minutos. Transfira para um prato forrado com papel-toalha e polvilhe com um pouco mais de sal. Continue com o restante da massa.

  4. Antes de servir, faça o molho: Em uma tigela pequena, misture o molho de soja, o vinagre, o gengibre ou o alho (se estiver usando), o óleo de gergelim e o açúcar. Polvilhe fatias de cebolinha sobre as panquecas e sirva com molho à parte.


Aveia feita na panela elétrica, por Sarah DiGregorio

Esta é uma maneira praticamente sem esforço de ter um café da manhã quente pronto para comer no momento em que você acorda. O truque para cozinhar aveia cortada em aço perfeita na panela elétrica é usar a configuração de aquecimento automático, que liga quando o tempo de cozimento definido (a maioria das panelas elétricas modernas tem essa função, embora algumas mais antigas possam não ter) termina de cozinhar a aveia em fogo baixo por duas horas. Continuar em fogo alto por até seis horas garante uma aveia bem cremosa, parecida com risoto, que tem uma mastigação agradável. Você também pode cozinhar a aveia em fogo baixo por 4 horas e servir imediatamente, mas se você se aventurar por mais tempo do que isso, a aveia pode cozinhar demais.

Pense nisso como uma refeição integral que você pode levar em qualquer direção doce ou salgada que desejar: cubra com um pouco de manteiga e um pouco de mel, ou uma pitada de sal e um pouco de molho picante, ou qualquer uma das sugestões de cobertura abaixo.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: cerca de 8 horas

Ingredientes:

  • 1 xícara de aveia cortada em flocos

  • 1 colher de chá de sal

  • Coberturas, opcional (veja a dica)

Modo de preparo:

  1. Em uma panela elétrica de 6 a 8 litros, misture a aveia, o sal e 4 xícaras de água. Tampe e ajuste o tempo de cozimento para 2 horas em fogo baixo, momento em que a panela elétrica mudará automaticamente para quente.

  2. Cozinhe em fogo alto até que a aveia esteja cremosa e macia, cerca de mais 6 horas (esse tempo em fogo alto não é opcional; a aveia não estará pronta após 2 horas em fogo baixo). Se você quiser cozinhá-la mais rápido, pode cozinhar por 4 a 5 horas no total em fogo baixo. Coloque em tigelas e sirva com as coberturas de sua escolha.

Dicas:

  • Para servir, use coberturas como tahine e zaatar; chalotas fritas e suco de limão; chile crisp e amendoim; queijo cheddar ralado e cebola roxa em conserva; azeite de oliva e fatias de toranja; bacon cozido esfarelado e marmelada; leite de coco, açúcar mascavo e açafrão; castanhas de caju, mel e chips de banana; mel, sal em flocos e manteiga; manteiga de amendoim e geleia.


Burritos de café da manhã, por Yewande Komolafe

Um café da manhã delicioso, esses burritos recheados com ovos mexidos macios, feijões fritos salpicados de cebolinha e fatias amanteigadas de abacate também são ótimos a qualquer hora do dia. O coentro adiciona frescor, e algumas gotas do seu molho picante favorito darão um toque agradável. A técnica de enrolar aberta não tradicional usada aqui envolverá firmemente o recheio nas tortilhas menores, garantindo a proporção ideal de tortilha para recheio. Para selar completamente, embrulhe cada tortilha em uma tira de papel alumínio e torça as duas pontas. Para maior conveniência, os pequenos wraps podem ser feitos com antecedência, armazenados na geladeira ou no freezer e reaquecidos no forno.

Rendimento: 4 porções

Tempo total: 20 minutos

Ingredientes:

  • 8 tortilhas de farinha médias (tamanho taco macio)
  • 5 onças de queijo Monterey Jack, ralado grosseiramente (1 1/4 xícaras)
  • 2 colheres de sopa de óleo neutro, como semente de uva ou canola
  • 2 cebolinhas, fatiadas finamente
  • 1/2 colher de chá de cominho moído
  • 1 xícara de feijão preto refrito (de uma lata de 16 onças)
  • 6 ovos grandes, batidos
  • Sal
  • Molho picante, para regar (opcional)
  • 1 pequeno abacate maduro, sem caroço, descascado e fatiado
  • 1/4 xícara de folhas frescas de coentro

Modo de preparo:

  1. Aqueça a grelha em fogo alto e forre duas assadeiras com papel-alumínio.
  2. Coloque as tortilhas nas assadeiras. Polvilhe metade do queijo sobre as tortilhas. Grelhe, uma assadeira de cada vez, até que o queijo comece a derreter, cerca de 20 segundos.
  3. Em uma frigideira antiaderente média, aqueça 1 colher de sopa de óleo em fogo médio. Adicione a cebolinha e o cominho e cozinhe, mexendo, até perfumar, cerca de 1 minuto. Adicione o feijão frito, mexa para combinar e cozinhe até que o feijão esteja aquecido, cerca de 2 minutos. Divida o feijão entre as tortilhas, colocando em linhas uniformes no centro.
  4. Limpe a frigideira e leve ao fogo médio-baixo. Despeje a 1 colher de sopa de óleo restante, adicione os ovos batidos e tempere levemente com sal. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que os ovos estejam firmes, cerca de 3 minutos. Divida os ovos uniformemente entre as tortilhas, em linhas sobre os feijões. Regue com o molho picante, se estiver usando.
  5. Polvilhe o queijo restante sobre os ovos e cubra com abacate e coentro. Para enrolar, dobre um lado sobre o recheio para envolvê-lo e, em seguida, enrole firmemente para longe de você, deixando as pontas abertas. Sirva imediatamente ou embrulhe em papel alumínio e leve à geladeira por até 24 horas. Reaqueça no forno a 200°C ou na torradeira até aquecer, cerca de 8 minutos.

Bacon de micro-ondas, por Genevieve Ko

Às vezes, você só quer uma fatia de bacon (ou duas) para você. Talvez para alguém que você ama também. E se você quiser —ou precisar— desse bacon agora, não há maneira mais rápida de cozinhá-lo do que no micro-ondas. As tiras douram em um prato enquanto uma toalha de papel colocada sobre elas absorve a gordura e evita respingos dentro da máquina. Depois de experimentar essa técnica, você terá uma noção melhor de quanto tempo seu micro-ondas leva para cozinhar uma ou duas tiras.

Rendimento: 1 a 2 porções

Tempo total: 5 minutos

Ingredientes:

  • 1 a 5 tiras de bacon (não peru)

Modo de preparo:

  1. Coloque o bacon em um prato próprio para micro-ondas em uma única camada e cubra com uma toalha de papel. Micro-ondas em potência alta (regular) por 45 segundos por fatia. Verifique se está pronto como você gosta. Se você tiver bacon grosso, ou quiser que seu bacon fique escuro e crocante, aqueça no micro-ondas em intervalos de 30 segundos até o ponto desejado.
  2. Coloque o bacon em cima do papel-toalha para escorrer e sirva.

Sopa de abóbora, por Yewande Komolafe

Com uma combinação de abóbora, cebola, alho e um pouco de tempero, esta sopa é tão simples quanto possível. Assar a abóbora ajuda a concentrar seus sabores naturais e é uma etapa que pode ser feita um ou dois dias antes. Um pouco de vinagre de arroz adiciona um brilho picante e, se você quiser um toque a mais de doçura, pode adicionar um pouco de açúcar mascavo ou mel. Prove sua sopa antes de adicionar qualquer coisa — você pode descobrir que os açúcares naturais da sua abóbora oferecem a quantidade certa de doçura para você.

Rendimento: 4 porções

Tempo total: 1 hora e 15 minutos

Ingredientes:

  • 1 abóbora média (2 1/4 a 2 1/2 libras), cortada ao meio no sentido do comprimento e sem sementes
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva, mais um pouco para regar
  • Sal
  • 1 cebola branca média, fatiada
  • 4 dentes de alho, amassados e descascados
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó
  • 1/4 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora, mais um pouco para polvilhar
  • 1/4 colher de chá de canela em pó
  • 1/8 colher de chá de noz-moscada em pó
  • 4 xícaras de caldo de legumes, mais um pouco se desejar
  • 1 colher de sopa de vinagre de arroz sem tempero
  • 1 colher de sopa de mel ou açúcar mascavo escuro (opcional)

Modo de preparo:

  1. Aqueça o forno a 220°C
  2. Esfregue a polpa da abóbora com 1 colher de sopa de azeite e tempere com sal. Coloque a abóbora com os lados cortados para cima em uma assadeira pequena e cubra bem com papel-alumínio. Asse até que a polpa esteja macia e uma faca possa ser inserida facilmente, cerca de 50 minutos.
  3. Em uma panela grande, aqueça a colher de sopa restante de óleo em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e cozinhe, mexendo sempre, até amolecer e começar a dourar nas bordas, cerca de 8 minutos. Retire a abóbora cozida com uma colher e adicione à panela. Adicione o gengibre, a pimenta-do-reino, a canela e a noz-moscada e mexa até perfumar, cerca de 30 segundos. Adicione o caldo de legumes, mexa e aumente o fogo para médio-alto. Deixe ferver, reduza o fogo para manter a fervura e cozinhe sem tampa por 10 minutos, mexendo ocasionalmente.
  4. Usando um liquidificador de imersão ou trabalhando em lotes em um liquidificador padrão, bata a sopa até ficar homogênea. Retorne a sopa para a panela e adicione o vinagre de arroz. Prove e adicione o mel ou o açúcar mascavo escuro se quiser que a sopa fique mais doce e adicione mais sal se quiser. Mantenha aquecido em fogo baixo até a hora de servir, diluindo com água ou mais caldo até a consistência desejada.
  5. Divida a sopa entre tigelas, regue com mais azeite de oliva e finalize com uma pitada extra de pimenta-do-reino moída na hora, se desejar. Sirva imediatamente ou leve à geladeira em recipientes herméticos por até 3 dias ou congele por até 1 mês.

Feijão-preto cubano, por Eduardo Machado e Michael Domitrovich

Adaptado por Pete Wells

Esta receita clássica é adaptada de “Tastes Like Cuba,” de Eduardo Machado e Michael Domitrovich. O segredo é o sofrito caseiro, mas o engarrafado serve em uma emergência.

Rendimento: 8 a 10 porções

Tempo total: 45 minutos

Ingredientes:

  • 1 1/2 pimentão verde, sem talo e sem sementes
  • 10 dentes de alho
  • 450 g de feijão-preto seco, enxaguado e separado para remover quaisquer pedras
  • 1 jarrete de presunto defumado
  • 2 folhas de louro
  • 5 colheres de chá de sal ou a gosto
  • 1/4 de xícara de azeite de oliva
  • 4 fatias grossas de bacon, cortadas em pedaços de 2,5 cm
  • 1 cebola espanhola, cortada em cubos
  • 1 jalapeño, sem talo e picado finamente
  • 1 colher de chá de orégano seco
  • 1/2 colher de chá de cominho em pó
  • 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora
  • 3 colheres de sopa de vinagre branco destilado
  • 1 colher de sopa de açúcar turbinado ou outro açúcar mascavo

Modo de preparo:

  1. Corte um pimentão verde em quadrados de 2,5 cm. Esmague e descasque 4 dentes de alho. Coloque o pimentão verde e o alho em uma panela grande com o feijão, o jarrete de presunto, as folhas de louro e 1 colher de sopa de sal. Adicione 2 litros de água e deixe ferver. Tampe a panela e cozinhe até que os feijões estejam macios, uma hora ou mais.
  2. Enquanto isso, faça um sofrito. Corte o restante do 1/2 pimentão verde em cubos de 1/4 de 0,5 cm. Descasque e pique finamente o alho restante. Aqueça o azeite em uma frigideira bem grande em fogo médio-alto. Adicione o bacon e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até começar a dourar, cerca de 5 minutos. Adicione o pimentão verde e a cebola e cozinhe, mexendo, até amolecer levemente, cerca de 3 minutos. Adicione o restante do alho, jalapeño (deixe de fora as sementes se não quiser muito picante), orégano, cominho, pimenta-do-reino e 2 colheres de chá de sal e mexa por mais um minuto. Despeje o vinagre e raspe os pedaços dourados do fundo da panela com uma colher de pau. Este é o seu sofrito.
  3. Quando os feijões estiverem cozidos, descarte a folha de louro. Retire e reserve o pernil e deixe esfriar. Transfira 1 xícara de feijão para uma tigela pequena, amasse-os até formar uma pasta com as costas de um garfo e retorne à panela. Adicione o sofrito e, em seguida, o açúcar. Puxe a carne do jarrete de presunto, deixando para trás qualquer nervo ou cartilagem branca. Corte o presunto em pedaços de 2,5 cm e retorne-o à panela de feijão.
  4. Misture bem o feijão e deixe ferver em fogo médio, depois abaixe para ferver e cozinhe, descoberto, por cerca de 20 minutos, retirando qualquer espuma do topo. Prove o sal e sirva com arroz branco.

Adicionar pesto às almôndegas de frango é uma maneira rápida e fácil de infundi-las com um sabor complexo, ao mesmo tempo em que fornece gordura suficiente para garantir que fiquem úmidas e suculentas. Com poucos ingredientes, essas almôndegas se juntam rapidamente e funcionam bem com qualquer tipo de pesto, seja caseiro ou comprado em loja. Essas almôndegas podem ser comidas sozinhas, são um ótimo complemento para qualquer prato e são a companhia perfeita para macarrão com pesto, é claro.

Rendimento: 15 almôndegas

Tempo total: 25 minutos

Ingredientes:

  • 3/4 xícara de pesto caseiro ou comprado em loja, mais um pouco para servir
  • 1/2 xícara de farinha de rosca panko
  • 1 ovo grande
  • Sal e pimenta-do-reino
  • Flocos de pimenta vermelha
  • 450 g de frango moído
  • 1/2 xícara de parmesão ralado

Modo de preparo:

  1. Aqueça o forno a 200°C.
  2. Adicione pesto, panko, ovo, 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de pimenta-do-reino e uma pitada de pimenta vermelha a uma tigela e misture para combinar, garantindo que o panko esteja totalmente umedecido. Adicione frango e queijo e misture até combinar, tomando cuidado para não misturar demais.
  3. Forme a mistura de carne em 15 bolinhas pequenas (cerca de 2 colheres de sopa cada) e coloque em uma assadeira. Asse as almôndegas por 10 minutos. Retire do forno e deixe descansar por 5 minutos.
  4. Sirva com molho pesto extra à parte ou com macarrão coberto de pesto.

Dicas:

Alternativamente, frite as almôndegas em fogo médio no fogão em um pouco de óleo até dourar.


Este artigo foi publicado originalmente no The New York Times.



FONTE

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Gastronomia

Veja 11 lugares para provar coxinhas diferentes em SP – 06/01/2025 – Restaurantes

A capital paulista é a terra em que o clássico e o...

Gastronomia

Criadores do podcast Podpah abrem hamburgueria em SP – 06/01/2025 – Restaurantes

A chegada de um novo ano e as férias são uma boa...

Gastronomia

5 dicas para escapar do surto de virose no litoral de SP – 06/01/2025 – Cozinha Bruta

Viajo esta semana para o litoral com meu filho. Minha maior expectativa...

Gastronomia

O que vamos comer e beber neste ano? – 06/01/2025 – Marcelo Katsuki

Começo de ano, lá vem a Mãe Dináh das caçarolas anunciado o...