Lar Internacional VÍDEO: Agentes mascarados detêm estudante turca que demonstrou apoio a palestinos nos EUA; visto foi revogado
Internacional

VÍDEO: Agentes mascarados detêm estudante turca que demonstrou apoio a palestinos nos EUA; visto foi revogado




Rumeysa Ozturk, de 30 anos, foi abordada na rua, na região de Boston. Segundo advogado, ela foi levada para centro de detenção a 2.600 km de distância. Vídeo mostra imigração prendendo estudante nos EUA
Agentes de imigração dos EUA detiveram uma estudante de pós-graduação turca na região de Boston após ela demonstrar apoio aos palestinos na guerra entre Israel e Hamas.
Um vídeo mostra o momento em que homens e mulheres à paisana, alguns deles mascarados, abordam Rumeysa Ozturk, 30, em plena rua na cidade de Somerset. Ela é doutoranda na universidade de Tufts e, de acordo com o Departamento de Estado dos EUA, teve seu visto revogado.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A ação ocorreu na última terça (25) e, segundo conhecidos, foi motivada por um artigo de opinião que pedia à sua universidade que cortasse laços com Israel.
De acordo com a advogada que a representa, Ozturk foi levada do estado de Massachusetts para um centro de detenção em Basile, na Louisiana, a 2.600 km de onde morava.
A porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Tricia McLaughlin, disse em um post na rede social X que as autoridades determinaram que Ozturk “se envolveu em atividades em apoio ao Hamas, uma organização terrorista estrangeira que tem prazer em matar americanos”.
“Um visto é um privilégio, não um direito”, disse McLaughlin. O departamento, contudo, não forneceu provas do apoio de Ozturk ao grupo terrorista Hamas.
Estudante turca é detida por agentes de imigração nos EUA após demonstrar apoio a palestinos
TMX via Reuters
A ação levanta questões sobre a liberdade de expressão nos Estados Unidos no governo Trump.
“Com base nos padrões que estamos observando em todo o país, o exercício de seus direitos de liberdade de expressão parece ter desempenhado um papel em sua detenção”, disse Mahsa Khanbabai, advogada de Ozturk.
Amigos e colegas de Ozturk disseram que ela não estava intimamente envolvida em protestos pró-palestinos que eclodiram nos campi na primavera passada.
Seu único ativismo conhecido, eles disseram, foi ser coautora, há mais de um ano, de um artigo de opinião em um jornal estudantil que pedia à Tufts University que se envolvesse com as demandas estudantis para cortar laços com Israel.
“Até onde eu saiba, a única coisa que sei que Rumeysa organizou foi uma festa de Ação de Graças”, disse Jennifer Hoyden, uma amiga próxima de Ozturk que estudou com ela na Universidade de Columbia. “Há uma distinção muito importante entre escrever uma carta apoiando o Conselho Estudantil e tomar o tipo de ação da qual eles a acusam, da qual não vi nenhuma evidência.”



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Corpo de soldado dos EUA que sumiu na Lituânia e seguia desaparecido é encontrado | Mundo

O desaparecimento dos soldados mobilizou uma grande equipe de resgate formada por...

Internacional

Diplomatas: texto no Congresso dá segurança ao Brasil para retaliar EUA, mas meta ainda é negociar

Diante de uma OMC paralisada, governo aposta em projeto para agir se...

Internacional

Argentina: pobreza recua e atinge 11,3 milhões em 2024; situação afeta 38,1% da população

Resultado do segundo semestre representa um recuo em relação aos 52,9% do...

Internacional

Após terremoto, rebeldes de Mianmar anunciam cessar-fogo para entrada de ajuda humanitária

Aliança que luta contra junta militar que governa o país disse que...