O Casa Tés 2022, vinho produzido em São Sebastião da Grama (SP), na Serra da Mantiqueira, é o único brasileiro que aparece na lista World’s Best Sommeliers’ Selection 2025, divulgada na terça-feira (25).
Organizada pela mesma empresa que controla os rankings do 50 Best, a seleção apresenta 123 vinhos de 19 países, que foram degustados por sommeliers de todo o mundo.
Entre os jurados estava Danyel Steinle, do restaurante italiano Nelita, de São Paulo.
O vinho brasileiro que entrou na lista é um tinto feito com uvas cabernet franc e merlot. Segundo os avaliadores, o produto tem intensidade média e alta acidez, além de um sabor mineral no final.
Na descrição dos sommeliers, o resultado do blend é uma mistura de aromas que lembram cerejas, menta, ervas aromáticas e folhas verdes. Combina com carne bovina e legumes salteados com pimenta-do-reino, ou pizza de espinafre e bacon.
Antes uma plantação de café, a vinícola Casa Tés, que produz o rótulo, começou a cultivar uva só em 2017. As videiras ficam no Vale da Grama, região com topografia acidentada, solo rochoso e penhascos de granito.
Segundo World’s Best Sommeliers’ Selection, o terroir da vinícola favorece as duas variedades. Enquanto a altitude agrada a variedade cabernet franc, o solo rico em argila é propício para a merlot.
O Casa Tés 2022 é produzido em um processo de pouca intervenção, com vinificação em tanques de concreto e aço inoxidável. Depois de fermentado, o vinho repousa em barris de carvalho francês.
Por ter produção artesanal, as vendas do rótulo são limitadas. Para comprar, é necessário se cadastrar no site para entrar na lista de espera em casates.com.br/alocacao
Casa Tés
Pedidos em casates.com.br/alocacao. @casates_
Deixe um comentário