Um vulcão nas Filipinas entrou em erupção pela segunda vez este ano, levando a uma retirada de emergência de moradores depois de lançar uma enorme coluna de cinzas no céu, disseram autoridades locais nesta segunda-feira (9).
O vulcão no monte Kanlaon, em duas províncias centrais das Filipinas, tornou-se ativo às 15h locais (4h de Brasília) e lançou uma nuvem de cinzas a 4.000 metros de altura.
O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs) elevou seu nível de alerta para 3 em uma escala de 5. O nível 3 significa que há um risco maior de fluxos de lava e potencial para uma erupção perigosa dentro de semanas.
“Ainda não conseguimos confirmar se esta é uma erupção magmática. Mas por enquanto apenas a chamamos de erupção explosiva”, disse o diretor do Phivolcs, Teresito Bacolcol. “Isso pode levar a uma inquietação magmática.”
O monte Kanlaon é um dos 24 vulcões ativos nas Filipinas, que ficam no chamado Anel de Fogo do Pacífico, onde a atividade vulcânica e os terremotos são comuns.
“Algumas unidades do governo local já iniciaram a remoção [de pessoas]. Já há queda de cinzas próxima ao Kanlaon”, disse Bryll Sanor, um funcionário da agência de desastres na província de Negros Ocidental.
“As autoridades estão se preparando para o pior cenário de elevar o nível de alerta”, disse o escritório de defesa civil em comunicado.
O regulador de aviação civil disse que os voos perto do monte Kanlaon estavam operando normalmente, mas aconselhou os pilotos a evitarem voar perto do vulcão.
Deixe um comentário